Folias de Reis de Cantagalo recebem reconhecimento do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural Secretaria municipal de Cultura realizou a entrega das carteiras expedidas pelo INEPAC a representantes das bandeiras

Secretaria municipal de Cultura realizou a entrega das carteiras expedidas pelo INEPAC a representantes das bandeiras

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Cantagalo

A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do estado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer de Cantagalo entregou aos mestres foliões do município a carteira expedida pelo Departamento de Patrimônio Imaterial, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O documento reconhece a atividade das bandeiras de folia de reis de Cantagalo. A solicitação foi feita pelo assessor de cultura Matheus Arruda e pelo presidente da associação das folias de reis de Cantagalo, Gabriel Ventania Fidélis, ao órgão estadual. O reconhecimento foi dado a quatro bandeiras: à Bandeira Flor dos Anjos, de Campo Alegre, São Sebastião do Paraíba, 4º distrito, chefiada pelo Sr. Geraldo Vital Rodrigues dos Santos, à Bandeira Estrela da Guia, com sede no 2º distrito de Santa Rita da Floresta, do Sr. José Heleno Pinto da Rocha, à Bandeira Raiz Nova de Cantagalo, localizada no Centro da Cidade, da Sra. Zulmira Hilário e à Bandeira e à Bandeira Estrela da Guia do 5º distrito, Boa Sorte, entretanto, devido ao falecimento do mestre Celso Lopes, a carteirinha não pôde ser expedida neste primeiro momento. (continua após a imagem)

De acordo com a Secretaria de Cultural, o documento isenta os grupos de folia de reis de apresentar licença especial nas delegacias de polícia, desde que organizadas em associação sem fins lucrativos e com objetivo de preservação, conservação e incentivo ao folclore brasileiro com base na Lei N° 4509 de 13 de janeiro de 2005. Para o secretário de Cultura e Turismo, Cleyton Filho, esta é uma forma de incentivar e reconhecer a cultura popular de Cantagalo, reforçando ainda mais a sua atuação. “Ano passado a Secretaria entregou diversos instrumentos a estas bandeiras de folia de Reis e neste ano estamos mais uma vez reforçando a atuação em Cantagalo”, ressaltou. O assessor municipal de cultura, Matheus Arruda, destacou que o documento leva a assinatura da secretária de Cultura, Danielle Barros e do diretor de patrimônio imaterial Leon Araújo. “A quem agradeço imensamente, pois foi quem nos atendeu todas as vezes que entramos em contato e permitiu que Cantagalo fosse se não a primeira, uma das primeiras cidades a receber a carteirinha, e do diretor geral do INEPAC Cláudio Prado de Mello, o que dá maior força aos grupos do Município. A gente vem fazendo um trabalho intenso com a cultura popular da cidade com objetivo de preservá-los”, declarou.

Mais do SFn