Fim de semana com risco de temporais, ventos fortes e queda de granizo

Com a aproximação de uma frente fria aumenta a chance de temporais. Confira a previsão:

Neste fim de semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo alertam para a ocorrência de chuva forte em áreas das regiões Sudeste. A partir desta sexta-feira (17), o calor forte, combinado com o aumento do teor de umidade ao longo da atmosfera e ao padrão dos ventos em altos níveis (forte difluência dos ventos), vai potencializar a ocorrência de temporais localizados, com rajadas de vento e queda de granizo em áreas do Rio de Janeiro e outros estados.

Siga o SF Notícias no Instagram  @sfnoticias

No sábado (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo é grande. ” A partir da tarde de sábado há condições para temporais, e a chuva vai continuar ao longo de domingo e segunda-feira, com volumes que podem superar os 100 mm no período, com potencial para impactos como alagamentos, transbordamento de rios e até mesmo de deslizamentos nas áreas mais suscetíveis” – informa a Climatempo.

No domingo (19), os temporais podem se espalhar pela área central do País devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente (organizando um canal de umidade), padrão que, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário.

Além disso, segundo o Inmet, entre domingo e a próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva no Rio de Janeiro.O volume de chuva em 24h pode ficar em torno de 80 milímetros (mm) e, de forma pontual, passar de 100 mm em algumas áreas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress