Filhos de moradora de São Fidélis autorizam doação de órgão e ajudam a salvar vida de paciente na lista de espera

Doação foi autorizada pelos três filhos da paciente, já que a mesma em vida teria declarado ser doadora pois gostaria de ajudar a quem precisasse
Foto: SF Notícias

Na última semana a equipe do NF Transplantes – Programa Municipal de Transplantes – que funciona no Hospital Ferreira Machado, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, realizou mais uma captação de órgão. Segundo o psicólogo Luiz Antônio Cosmelli, que faz parte da equipe, a doadora é uma idosa, de 67 anos, moradora do município de São Fidélis. Ela teria passado mal em casa, evoluindo para um Acidente Vascular Cerebral isquêmico, e estava internada no Ferreira Machado. A doação, segundo ele, foi autorizada por duas filhas e um filho, uma vez que a mãe, em vida, teria declarado ser doadora, pois gostaria de ajudar a quem precisasse.

Diante da autorização, a captação do fígado foi realizada. Ainda segundo Cosmelli, o órgão seguiu com a equipe do Programa Estadual de Transplante, para o Rio de Janeiro. O transporte é feito geralmente por um helicóptero do Corpo de Bombeiros e o órgão beneficia um paciente grave na lista de espera estadual.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress