Fiéis seguem a tradição dos tapetes de Corpus Christi

CORPO CHRISTI FOTO VINNICIUS CREMONEZ 3
Fotos: Vinnicius Cremonez

Com serragem, areia e cal, os fiéis acordaram cedo e foram para as ruas de muitas cidades do Brasil para cumprir a tradição dos tapetes de Corpus Christi e colocar em prática os desenhos exuberantes, feitos pelas mãos dos fiéis.

A confecção dos tapetes tiveram origem em Portugal e chegaram ao Brasil com os colonizadores. Neles são feitos vários desenhos, com o foco principal na Eucaristia. Após o fim das confecções, os tapetes recebem a passagem da procissão de Corpus Christi. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

CORPO CHRISTI FOTO VINNICIUS CREMONEZ 5Em São Fidélis, o ferido de Corpus Christi não foi diferente. Fiéis se concentraram na Praça Guilherme Tito de Azevedo e em frente a Igreja Matriz no centro da cidade, onde começaram bem cedo a confecção dos tapetes.

Enquanto alguns confeccionavam os tapetes, uma procissão que lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida saiu da Capela do Colégio Estadual de São Fidélis, percorreu outras ruas do centro da cidade até a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida que fica no final da Avenida Sete de Setembro. CORPO CHRISTI FOTO VINNICIUS CREMONEZ 2

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

CORPO CHRISTI FOTO VINNICIUS CREMONEZ 4

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress