Festival literário Energia Para Ler vai percorrer Trajano de Moraes, Aperibé, Miracema e Santo Antônio de Pádua

Festival também vai passar por Porciúncula, Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Sai, Italva e São Francisco de Itabapoana; estudantes da rede pública das 10 cidades vão poder participar do concurso “Luzes da Cidade”

O Festival Literário Energia para Ler está de volta! Depois de percorrer quatro municípios do Norte e Noroeste Fluminense em 2021, dez cidades da região receberão a partir deste mês um movimento artístico e educacional, com teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda. A nova temporada começa por Trajano de Moraes no dia 9 de agosto e promete agitar a Praça Nilo Peçanha durante cinco dias.

“A 1ª Edição do Festival foi um sucesso e estamos com muita expectativa para essa segunda jornada cultural. Ano passado foram cinco municípios, neste ano são dez e levar cultura para essas cidades têm um valor imensurável. O Energia para Ler que acontece durante cinco dias também promove os artistas locais e ainda traz personalidades do cenário artístico nacional como o ator Ricky Tavares que está no ar na novela Além da Ilusão, da TV Globo; os ginastas Daniele e Diego Hypólito, além da a atriz e cantora Letícia Soares, vencedora do 7º Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria “melhor atriz em teatro musical” por “A Cor Púrpura”, explica o produtor executivo, Flávio Valadares.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Com o tema “Dias que não deixaremos para trás”, o festival terá como eixos temáticos a sustentabilidade e o empreendedorismo nas apresentações sem perder o mundo mágico da literatura. As novidades desta temporada são que além da variada programação, o público terá o espaço “Leitura é bom e eu gosto”,  onde ocorrerão as apresentações; a “Bebeteca”, um local com livros para crianças até 3 anos e o Espaço Gourmet com saborosas iguarias.

continua após a imagem

 

“São muitas novidades neste ano: criamos vários espaços para prender a atenção do público, inclusive, um ponto de venda virtual. Para isso, fizemos parceria com diversas editoras para oferecer condições especiais e exclusivas para quem estiver visitando o festival”, detalha Rodrigo Lobo, um dos produtores do evento.

No último dia de cada evento, um Simpósio de Educação e Cultura encerra a programação com a distribuição de kits literários para alunos e professores das redes municipais. “O Simpósio fecha a programação com chave de ouro, porque vamos discutir a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor em cada cidade. Será um momento de troca e a nossa busca é incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, garante Flávio.

Concurso Cultural
O tradicional concurso “Luzes da Cidade” que premia alunos da rede pública vai comemorar o bicentenário da independência do Brasil, além de enaltecer a sustentabilidade e o empreendedorismo. Os interessados das dez cidades devem se inscrever nas três modalidades: desenho (o livro que mais amei), poesia (eu cuido do meio ambiente) e audiovisual (economia circular: mãos que transformam), através do site do projeto www.energiaparaler.com.br que tem três eixos: leitura, sustentabilidade e cidadania. Os vencedores dos melhores projetos serão premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.

O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel.

Agenda do festival
Trajano de Moraes (9 a 13 de agosto), Aperibé (20 a 24 de agosto), Porciúncula (31 de agosto a 4 de setembro), Miracema (10 a 14 de setembro), Santo Antônio de Pádua (21 a 25 de setembro), Laje do Muriaé (4 a 8 de outubro), Natividade (15 a 19 de outubro), Varre-Sai (25 a 29 de outubro), Italva (4 a 8 de novembro) e São Francisco de Itabapoana (de 27 de novembro a 1 de dezembro).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress