Festival “Energia para Ler” homenageia professora Iramar Meireles Gonçalves em Cambuci

A patrona homenageada trabalhou como Professora de Educação Física durante mais de 30 anos; participou de todos os desfiles escolares criando pelotões coreográficos, com apresentações de arcos, lenços, bandeiras, bambolê, bolas e treinando balizas

Após passar por São Fidélis, no Norte Fluminense, o “Energia para Ler” evento cultural e educativo que traz em seu escopo o estabelecimento de uma itinerância que dialogue com as peculiaridades locais dos municípios fluminenses, segue para Cambuci. Na cidade, o festival vai homenagear a professora Iramar Meireles Gonçalves, muito querida no município. Casada com o Dr. Edmar Gonçalves e residida em Funil, 5º distrito, a professora estudou na Escola Estadual Abud Daibes até a 5ª Série, terminando o 1º Grau no Colégio Lourença Guimarães, em Aperibé. Ela concluiu o 2º Grau na Escola Normal Itaocara no ano de 1967. Cursou a Licenciatura Curta em Educação Física no Colégio de Pádua, Colina do Farol, em 1985. Em sua carreira, a professora foi agraciada com dois diplomas de Menção Honrosa, pelo Governador do Estado do Rio, o Sr. Chagas Freitas, por serviços prestados em prol da Educação, São Fidélis, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Aperibé e adjacências. A docente sempre elevou o nome da Escola Estadual Abud Daibes e comunidade.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A patrona do evento também já foi homenageada pelo Prefeito Willian Cardoso Portes com um troféu pelo reconhecimento e agradecimento pelo trabalho em prol da preservação do que a Cultura Popular tem de mais precioso. Participou do Projeto Folclore na Cidade de Aperibé, recebendo na época o Diploma “A Diversidade Cultural de um povo”. No ano de 2004 foi agraciada com o troféu “Celebridade” pelo então Prefeito de Itaocara, Manoel Faria. Durante mais de três décadas que trabalhou como Professora de Educação física, participou de todos os desfiles escolares criando pelotões coreográficos, com apresentações de: Arcos, Lenços, Bandeiras, Bambolê, Bolas e Treinando Balizas. Competiu em comunidades vizinhas, em todas as modalidades esportivas, incluindo Atletismo, conquistando títulos, medalhas e troféus que estão expostos carinhosamente na sala de Cultura da referida Escola Estadual Abud Daibes.

Em reconhecimento do então Diretor Celso Luiz Fernandes Chaves, com apoio de todo Corpo Docente, resolveu homenageá-la com o nome da Quadra de Esporte Professora Iramar Meireles Gonçalves, em reconhecimento aos longos anos de trabalhos prestados na Educação. Foi convidada pelo Presidente da (ALAC – RJ) Academia de Letras e Artes de Cambuci – Dr. Almir Pinto de Azevedo, para fazer parte da honrada Instituição Cultural, tendo como Patrono o Ex. Combatente da Guerra da Itália o Fluminense Amjohilófio Silveira Lessa. A Secretaria Municipal de Cultura de Cambuci, fez um agradecimento à professora pelo exemplar e belo serviço prestado junto à Educação e Cultura do município.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress