Festa dos Carros de Boi é atração neste fim de semana em Raposo

Cantor Tony Allysson se apresenta hoje e Grupo Revelação sobe ao palco neste domingo (27)
Fotos: Divulgação/ Facebook

O distrito de Raposo, em Itaperuna, está em festa. Desde ontem (25), a 56ª Festa dos Carros de Boi é atração no local e a programação continua neste sábado (26) e domingo (27).

Neste sábado (26) haverá apresentação da Banda Marcial de Natividade, missa às 20h na Igreja Santo Antônio e em seguida shows com  Tony Allysson e Jamérico Garcia.

Já neste domingo (27) as celebrações começam bem cedo com missa às 6h. Também haverá missas às 8h e às 10h. A tradicional procissão dos carros de boi acontecerá às 13h.

Ainda no domingo, haverá apresentação dos Amigos da Viola às 16h e às 18h Carlos & Ronaldo se apresentam. O Grupo Revelação fecha a festa com show a partir das 21h.

Origem

A origem das festividades remonta ao ano de 1962, quando dois jovens turistas – Wilson Fagundes e Antônio Andrade – em visita à Raposo, perceberam que a igreja local estava em um estado precário. Assim sendo, decidiram empenhar-se na reforma do templo.

A partir de então, buscaram auxílio junto aos pecuaristas e agricultores da localidade, solicitando doações em prol da reforma da igreja. As doações e os materiais para reforma, como cultura da região, herança da proximidade com Minas Gerais, chegavam através de carros de bois.

Assim, surgiu a tradicional Procissão dos Carros de Boi de Raposo. Convencionou-se, desde logo, realizar as festividades no mês de Maio, visto que é o mês consagrado à Maria, Mãe de Deus. Com o desenrolar do tempo e a ampliação das celebrações, as procissões ganharam temas que, por sua vez, retratam aspectos da vida de Nossa Senhora.

A festa está no Calendário Cultural do Estado do Rio de Janeiro, e possui também, amplitude nacional. Ela valoriza a cultura local, aumenta o fluxo de turistas e promove a geração de renda para o distrito.

 

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress