Festa do Arroz Anã de Porto Marinho terá desfile de carro de boi e produtores, show e muito mais

A programação terá pratos típicos comercializados em tendas gastronômicas e uma programação cultural que vai privilegiar a cultura local.

O sábado (24) será de festa na localidade de Porto Marinho, no município de Cantagalo, na Região Serrana do Rio. O Arroz Anã de Porto Marinho está presente na comunidade há mais de meio século.

Por ser um alimento tão especial surgiu a ideia de reverenciar esse nobre cereal e seus produtores. A 2ª Festa do Arroz Anã de Porto Marinho promete ser ainda maior que a 1ª edição.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

A programação terá pratos típicos comercializados em tendas gastronômicas e uma programação cultural que vai privilegiar a cultura local, com desfile de carro de boi e produtores, apresentação do tradicional grupo de Mineiro Pau da comunidade; aula show de culinária com a Eco chef Carol De Cnopp, apresentações musicais, e o lançamento da exposição fotográfica “Arroz Anã de Porto Marinho – sabor de uma boa história”.

continua após a imagem


Arroz Anã de Porto Marinho

Reconhecido por ter um sabor único, é proveniente da agricultura familiar e cultivado pela comunidade ribeirinha sem a utilização de pesticidas e adubos químicos. O cereal possui formato semelhante ao arroz japonês, mas apresenta grãos ligeiramente menores. Com técnica de cozimento diferente e consistência, aroma e sabor próprios, é muito apreciado pela comunidade local e por visitantes. O Arroz Anã ganhou importância como um forte elemento identitário e base da culinária local.

O cereal tem origem ainda desconhecida, mas sabe-se que veio de fora do país há muitas décadas e que os agricultores locais permanecem até hoje com o cultivo das sementes. Mas, com o tempo, outros tipos de arroz foram se misturando ao original, transformando-o numa espécie híbrida e bastante saborosa.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress