Festa de São João em Macuco terá missas online, alvorada, comidas típicas por delivery e mais Tradicional alvorada e queima de fogos no dia do padroeiro também fazem parte da programação

Tradicional alvorada e queima de fogos no dia do padroeiro também fazem parte da programação

Foto: João Pedro Calvelli

O município de Macuco, na Região Serrana do Rio, se prepara para celebrar a tradicional festa de São João Batista, declarada por lei um Patrimônio Cultural e Histórico da cidade. Em meio à pandemia do novo coronavírus, com as igrejas ainda fechadas em grande parte da região, a Paróquia que leva o nome do santo preparou uma programação especial para celebrar o padroeiro. “Com toda cautela e obediência às determinações referentes ao tempo que vivemos com a pandemia, nos mobilizaremos para que a alegria dos festejos se mantenha acesa em nossos corações!” – publicou a paróquia. Nesta segunda-feira (15), se inicia o novenário em honra a São João, que segue até o dia 23. Nesse período haverá missa todos os dias às 19h, com transmissão pelo Facebook (AQUI). No dia 23, às 10h, a Secretaria de Educação realizará um ato simbólico representando o Desfile Escolar. (continua após a publicidade)

No dia 24, dia de São João, os munícipes serão despertados às 6h pela tradicional alvorada com a Sociedade Musical São João Batista. Na data também haverá almoço entre 12h e 14h. Os tickets no valor de R$ 12,00 podem ser adquiridos a partir desta segunda (15), na secretaria da Paróquia, que também estará recebendo doações de alimentos. O almoço será em sistema Drive-thru, com pontos estratégicos de entrega das quentinhas para evitar aglomerações. Os pontos serão a Igreja Matriz, a capela na Volta do Umbigo, a capela de Santos Reis, a capela da Reta e capela Santa Terezinha na Barreira. A Santa Missa do padroeiro será celebrada às 18h, com transmissão pelo Facebook, e logo após haverá translado com a imagem do santo pelas ruas de Macuco. O dia se encerra com tradicional queima de fogos. Quem já estava imaginando ficar sem degustar as comidas típicas não precisa se preocupar. A festa segue nos dias 26, 27 e 28 com a tradicional barraca de São João, também no sistema delivery ou Drive-thru, com pratos tradicionais. A paróquia também pede para que os fiéis ornamentem suas casas.

Mais do SFn