Fátima Pacheco é a primeira mulher eleita para presidência do Consórcio Intermunicipal do Norte e Noroeste

Atualmente, o Cidennf é formado pelos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Italva, Quissamã, São Fidélis e São Francisco de Itabapoana

Por unanimidade, a prefeita reeleita de Quissamã, Fátima Pacheco, é a primeira mulher eleita para assumir a presidência do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), na gestão 2021/2022. A Assembleia Geral Ordinária realizada por videoconferência, nesta quinta-feira (14), contou também com a presença de prefeitos das cidades que compõem o consórcio: Wladimir Garotinho (Campos), Francimara Azeredo (São Francisco de Itabapoana), Amarildo Alcântara (São Fidélis), Geane Cordeiro (Cardoso Moreira) e Valmir Lessa (Conceição de Macabu). Quissamã é um dos municípios fundadores do Cidennf, que foi criado em outubro de 2018, com objetivo de ser uma ferramenta legal para o fortalecimento dos municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Assim, o Consórcio atua de forma integrada na busca de investimentos, recursos e na execução de ações e serviços públicos de interesse comum, nas áreas que podem ser beneficiadas, como: Mobilidade, Infraestrutura, Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Educação e Segurança Pública.

“Em 2017, um dos nossos primeiros movimentos foi exatamente nos reunirmos para buscarmos juntos alternativas para a região. Hoje, o prefeito que não trabalha de uma forma regionalizada acaba prejudicando a sua cidade, o seu mandato e também não avança. Lembro das idas a Brasília, as agendas e as emendas que conseguimos para a região. Uma caminhada com causa definida, pelo bem coletivo e articulada pela região. Fico feliz em participar da construção de um Consórcio Intermunicipal, fato que ouvíamos há muitos anos e sabíamos que tinha sido positivo em vários locais do país, porém ainda não tinha sido concretizado aqui”, disse a prefeita Fátima Pacheco. O secretário executivo, Vinícius Viana, ressaltou a importância do papel do consórcio, que foi construído a partir da aliança entre os municípios da região. “Entendemos que o trabalho até então realizado, foi garantido através da força desses municípios consorciados, pois é desse jeito que conseguimos enfrentar os desafios do sistema público, em prol da população. Tenho certeza que a prefeita Fátima fará um belo trabalho à frente da presidência”, destacou Vinícius.

Ações regionalizadas
Com um pouco mais de dois anos de fundação, o Cidennf que é um consórcio multifinalitário, trabalha com objetivo de agrupar demandas dos seus entes consorciados, otimizando as estruturas de pessoal, equipamentos, materiais e instalações para a melhor gestão de programas e de serviços públicos. Em 2020, apesar de ter sido um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus, o consórcio atuou com ações, como o trabalho de recuperação das estradas vicinais, com máquinas da Patrulha Mecanizada; auxiliou no reforço com profissionais da saúde para atuarem no combate à pandemia, que foram selecionados através de edital de chamamento público; foi classificado no edital da Eletrobrás, um dos programas estratégicos do Governo Federal com aporte financeiro para aquisição de lâmpadas LED, dentre outras ações que são benéficas aos seus entes consorciados.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress