Família de professora de São Fidélis, vítima de AVE, autoriza doação de órgãos e captação múltipla é realizada

Há cerca de 18 anos, Adriana havia doado um rim para o pai, diante disso, a família entendeu que esse seria o desejo dela e autorizou a doação. "Uma captação múltipla, rara!" - destacou o psicólogo Luiz Antônio Cosmelli, que faz parte da equipe do NF Transplantes

Muito querida em São Fidélis, no Norte Fluminense, a professora Adriana Tavares, deixou um legado na educação do município e saudades em dezenas de corações. Moradora da Ipuca, ela lecionava na Creche Escola Dona Zizi há mais de 18 anos. A professora faleceu no último sábado (26/02), aos 46 anos, vítima de um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico. Mesmo em meio a dor da perda de Adriana, excelente profissional, filha, esposa e mãe, a família autorizou a doação de órgãos. A captação aconteceu nesta quarta-feira (02/03) no Hospital Ferreira Machado, onde Adriana deu entrada no último dia 24.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Segundo o psicólogo Luiz Antônio Cosmelli, que faz parte da equipe do NF Transplantes – Programa Municipal de Transplantes, a família foi generosa e autorizou a captação dos órgãos que pudessem salvar vidas. Foram captados córneas, fígado, um rim (o outro ela havia doado para o pai em vida), além de pele e ossos. “Uma captação múltipla, rara!” – destacou Cosmelli. Ao SF Notícias, o filho de Adriana, Alef Tavares, falou sobre a autorização da doação e do ato de ajudar outras pessoas. “Ela já havia doado um rim para o meu avô, uns 18 anos atrás! Diante disso, entendemos que já era o desejo dela, e nós como família, acatamos! Além de poder ajudar outras pessoas” – disse. O corpo está sendo velado nesta quinta (03) no templo da Terceira Igreja Batista e o sepultamento será às 14h no Cemitério Municipal.

Somente neste ano três captações já foram realizadas. A primeira delas ocorreu no último dia 22. A paciente era uma idosa, de 61 anos, que sofreu um AVE hemorrágico. Foi captada uma córnea. Na segunda captação, realizada no dia 26, a paciente também era uma mulher, de 59 anos, que sofreu um Traumatismo Cranioencefálico e teve uma hemorragia subaracnoide. Foram captados fígado e rins. A terceira captação foi realizada nesta quarta (02).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress