Falta pouco! FCA e ONG Amigos do Trem fazem reunião para efetivação do Projeto Turístico Trem Rio-Minas

Reforma da linha férrea termina em dezembro e viagens testes acontecem em janeiro, para em fevereiro, o trem começar a levar turistas

Foi realizada a tão esperada reunião entre a ONG Amigos do Trem e a concessionária Ferrovia Centro Atlântica-FCA para estabelecer as tratativas do COE. O COE é o principal instrumento que formaliza e autoriza a efetivação do Projeto Turístico Trem Rio-Minas, além de estabelecer normas sobre a concessão de autorizações e compartilhamento do trecho entre a FCA e a Amigos do Trem.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

A reunião contou com os membros da Amigos do Trem, representantes da FCA/VLI, representantes da Prefeitura Municipal de Três Rios e os representantes da empresa EPC Engenharia. A primeira reunião para as tratativas do COE foi extremamente produtiva e assertiva. A ONG Amigos do Trem vem desde 2015, através do seu fundador Paulo Henrique do Nascimento, articulando e lutando pela viabilização do trem turístico, que finalmente irá sair do papel. Como o SF Notícias mostrou recentemente, as obras de reforma da linha férrea para passagem do trem seguem a todo vapor, e serão concluídas até o final de dezembro. Em janeiro de 2023 a ONG Amigos do Trem vai realizar as viagens testes e a inspeção junto à ANTT, e a operação oficial deve ser em fevereiro.

continua após a imagem

As obras de Infraestrutura e Superestrutura estão sendo realizadas no trecho entre Três Rios e Sapucaia. Pelo projeto inicial, o trem turístico comtemplaria os municípios de Três Rios/RJ, Chiador/MG, Sapucaia/RJ, Além Paraíba/MG, Volta Grande/MG, Recreio/MG, Leopoldina/MG e Cataguases/MG, mas assim que começar a operar, o trem passará por Três Rios, Chiador e Sapucaia. Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades. A ONG tem à disposição 6 locomotivas e 15 carros de passageiros (incluindo carro cozinha) com capacidade para levar 873 turistas por viagem.

No começo desse mês também aconteceu uma reunião entre representantes da ONG e das prefeituras por onde o Trem irá passar nesse primeiro momento, e do Sebrae estiveram reunidos. O objetivo deste trabalho é iniciar e preparar os municípios para receber a grande demanda de turistas do projeto trem Rio-Minas.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress