Falta pouco! Cidades se preparam para receber Trem Turístico Rio-Minas

Reforma da linha férrea termina em dezembro e viagens testes acontecem em janeiro, para em fevereiro, o trem começar a levar turistas

Com o passar dos dias, fica cada vez mais próximo de se tornar realidade o sonho de muitas pessoas, em reviver o passado e poder andar novamente ou andar pela primeira vez em um trem. Como o SF Notícias já noticiou lá em junho, a VLI Logística, através da Prumo Engenharia, iniciou as obras de reforma e manutenção da linha férrea. As obras serão concluídas em dezembro. Em janeiro de 2023 a ONG Amigos do Trem vai realizar as viagens testes e a inspeção junto à ANTT, e a operação oficial deve ser em fevereiro, mês que o Paulo Henrique do Nascimento, que desde 2015, junto à ONG Amigos do Trem, fundada por ele, articulava a viabilização do trem turístico, completaria mais um ano de vida.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Paulo morreu em novembro de 2018, em decorrência de um câncer. O início da operação do Trem em fevereiro será uma forma de homenagear o Paulo, que sonhou e fez de tudo para que o projeto se tornasse realidade. A expectativa da ONG é de proporcionar momentos inesquecíveis a aproximadamente 5 mil turistas por mês. As viagens devem ocorrer nos finais de semana e feriados. A ONG tem à disposição 6 locomotivas e 15 carros de passageiros (incluindo carro cozinha) com capacidade para levar 873 turistas por viagem.

continua após a imagem

Pelo projeto inicial, o trem turístico contemplaria os municípios de Três Rios/RJ, Chiador/MG, Sapucaia/RJ, Além Paraíba/MG, Volta Grande/MG, Recreio/MG, Leopoldina/MG e Cataguases/MG, mas assim que começar a operar, o trem passará por Três Rios, Chiador e Sapucaia. Na sequência em que a linha férrea for sendo reformada, o projeto vai se estendendo para as demais cidades.

Na última terça-feira, dia 16, representantes da ONG e das prefeituras por onde o Trem irá passar nesse primeiro momento, e do Sebrae estiveram reunidos. O objetivo deste trabalho é iniciar e preparar os municípios para receber a grande demanda de turistas do projeto trem Rio-Minas. Segundo a ONG Amigos do Trem, o encontro foi extremamente produtivo para definir as próximas ações a serem realizadas, sempre visando que o projeto Trem Rio-Minas seja executado com excelência e focando no desenvolvimento dos municípios.

continua após a imagem

A ONG Amigos do Trem iniciou uma campanha para arrecadar recursos e direcionar aos projetos da entidade. “Toda doação é extremamente bem-vinda e necessária para continuarmos os trabalhos”, disse Cyntia. Quem puder ajudar e contribuir para que esse sonho e outros projetos da ONG se tornem realidade, pode fazer doações através do PIX; a chave para doação é o CNPJ da ONG: 04.717.670/0001-84.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress