Faculdade CENSUPEG, em São Fidélis, vai oferecer sete novos cursos ainda neste ano

Até o final de 2019 serão ofertados ao todo 18 cursos, dados que evidenciam o compromisso da instituição de ensino com a cidade
Fotos: Divulgação

Já é do conhecimento do cidadão fidelense que as portas para o universo do ensino superior estão abertas em São Fidélis. Desde 2014, a Faculdade CENSUPEG oferece cursos de graduação na área da saúde, entre eles enfermagem, educação física e nutrição, e nesse período muitos alunos promoveram trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas com excelência. Hoje a população pode se orgulhar, pois a qualidade acadêmica e o destaque dos profissionais pelos projetos desenvolvidos na área tornaram São Fidélis uma referência em saúde em todo o Norte e Noroeste Fluminense.

Em 2018 a instituição iniciou também a oferta de oito novos cursos de graduação, entre eles: Psicologia, Pedagogia, História, Letras, Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Logística e Gestão Ambiental, ampliando assim as opções para quem busca se profissionalizar na região.

E o crescimento da Faculdade não para. Nessa semana o Grupo CENSUPEG noticiou que está apenas aguardando publicação para ofertar mais sete novos cursos de graduação, ainda neste ano. São eles: Gestão Financeira, Serviço Social, Educação Especial, Matemática, Ciências Contábeis, Administração e Análise de Desenvolvimento de Sistemas.

A quantidade de opções para os fidelenses, e também para os moradores de cidades vizinhas, trilharem a sua carreira aumentou em seis vezes desde o início das atividades da Faculdade. Até o final de 2019 serão ofertados ao todo 18 cursos, dados que evidenciam o compromisso da instituição de ensino com a cidade.

Ao SF Notícias, o Diretor Comercial e de Marketing da Faculdade Censupeg, Bruno Acras, explicou sobre o que ele descreve como crescimento verdadeiro. “Muitas pessoas tem uma visão equivocada sobre a responsabilidade de uma instituição de ensino perante a comunidade, pensam que o seu objetivo é apenas matricular novos alunos, este é um ponto de vista superficial em relação ao que a instituição de ensino verdadeiramente faz. Formar profissionais qualificados que atendam as demandas relacionadas ao desenvolvimento da região é uma das suas responsabilidades, nesse sentido pensar na empregabilidade do profissionais que a instituição de ensino forma é fundamental”.

Como exemplo, ele cita que São Fidélis tem aproximadamente 40.000 habitantes e que a Faculdade Censupeg matriculou mais de 120 alunos no curso de Nutrição e mais de 100 alunos no curso de Educação Física nos últimos anos. “Se a instituição de ensino não estiver atenta à empregabilidade destes profissionais recém-formados ela pode ocasionar a saturação na região, na prática isso significa que a formação de novas turmas nessas áreas seria uma forma maquiada de crescimento, algo que não beneficia a região e nem os profissionais que já se formaram nas turmas anteriores, estamos olhando com muito zelo para todos os envolvidos” – ressaltou.

Para ele, crescer verdadeiramente em São Fidélis significa promover o desenvolvimento na região de forma sistêmica, olhando as demandas de todas as áreas da sociedade, como a educação, o meio ambiente, a gestão empresarial, o serviço social e o empreendedorismo. “Por isso a oferta de 14 novos cursos de graduação fez parte do nosso planejamento dos últimos anos, um projeto lindo que iniciou em 2018 e está sendo consolidado em 2019”.

Bruno Acras afirma que a intenção da Faculdade é continuar formando novos profissionais para atuar em São Fidélis e também em outras regiões. “Contudo, no mesmo exemplo do curso de Nutrição e Educação Física, sabemos que o ritmo de novas turmas pode diminuir como uma resposta do mercado em função da quantidade de profissionais que já atendem as demandas da comunidade, entendemos que isso é natural e saudável para a sustentabilidade da região. Estamos cientes que fizemos muito bem a nossa parte e continuaremos fazendo, a iniciativa do cidadão fidelense em procurar por estes cursos nos próximos anos é o que vai determinar o ritmo de novas turmas formadas nessas áreas”.

Sobre como a cidade de São Fidélis está fazendo parte do planejamento de todo o Grupo Censupeg, Bruno Acras diz que poder carregar o nome do município para milhares de cidades do Brasil, que são impactadas pelos polos da Faculdade, é um orgulho. “Nosso projeto da graduação nasceu aqui e essa história é contada com riqueza de detalhes para todo novo aluno da instituição; uma árvore só dá belos frutos se você regar a raiz, nunca deixaremos de cuidar de um projeto que foi plantado e cultivado com muito carinho em São Fidélis”.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress