Estradas vicinais em São Fidélis, Pádua, Itaocara, Cordeiro e região serão recuperadas pelo Estado

Programa Estradas da Produção vai executar a manutenção e recuperação de 971 quilômetros de estradas vicinais
Foto: Divulgação

Até o fim do ano, o programa Estradas da Produção, da Secretaria de Agricultura, vai executar a manutenção e recuperação de 971 quilômetros de estradas vicinais, em 89 microbacias hidrográficas atendidas pelo programa Rio Rural, em 44 municípios das regiões Norte, Noroeste, Serrana, Baixadas Litorâneas e Metropolitana.

O objetivo é facilitar o escoamento da produção e a mobilidade da população do campo. Municípios como São Fidélis, Cardoso Moreira, Cambuci, Itaocara, Pádua, Cordeiro, Macuco, Bom Jardim, Aperibé e Miracema serão beneficiados.

Os recursos para as obras são provenientes de parte de verba adicional do Banco Mundial aprovada no ano passado para investimento no Rio Rural. Um aviso de concorrência pública para as empresas interessadas em operacionalizar as máquinas e equipamentos que integram as patrulhas mecanizadas do programa e que vão realizar o trabalho foi publicado no Diário Oficial.

Nessa nova etapa, também estão incluídas obras de revestimento primário com brita corrida e compactada ao leito em 89 quilômetros das vias nas microbacias. A execução e fiscalização dos trabalhos serão feitos pelas equipes da Engenharia Rural da Emater-Rio e corpo técnico da Secretaria de Agricultura.

Desde sua criação, em 2010, o programa já fez a manutenção e recuperação de mais de 30 mil quilômetros de vicinais, atuando em todo o território fluminense em parceria com as prefeituras. Em virtude das restrições orçamentárias do Estado, o programa foi redirecionado e passa a atender às microbacias contempladas pelo programa de desenvolvimento rural sustentável.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress