Estado quer inaugurar aterro de Pureza que está pronto há quase 8 anos; local precisa de mais investimentos

Aterro já foi alvo de furto e investimentos terão que ser feitos para recuperar o que foi danificado pelo tempo em que o local ficou parado. Além de receber o lixo de São Fidélis, o local deve receber lixo de mais 12 cidades

O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende inaugurar o aterro sanitário construído na zona rural do distrito de Pureza, em São Fidélis. Porém, para isso, novos investimentos precisam ser feitos, já que boa parte do que já estava pronto, se perdeu por ação do tempo ou efeitos de fortes chuvas na região em que o aterro fica. O local, que está tecnicamente pronto há quase oito anos e ‘abandonado’, também já foi alvo de furto. O local era para ter sido inaugurado em 2013.

Na segunda-feira o subsecretário de saneamento ambiental do Estado, Sérgio Henrique Mantovani, esteve fazendo uma visita técnica no aterro. Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o objetivo da visita foi estabelecer o contato da nova gestão da pasta estadual com a municipalidade e entender o cenário atual da situação da área da Central de Tratamento de Resíduos de São Fidélis. O Estado é ente do Consórcio Público de Gestão de Resíduos Sólidos do Noroeste Fluminense, que é responsável pela gestão do aterro.

continua após a imagem

Ainda segundo a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, para o aterro entrar em operação duas etapas serão necessárias, – contratação das obras de readequação do aterro; e elaboração de edital de concessão para licitação da CTDR. Após estas etapas com o vencedor da licitação, teremos o início da operação. Somente após a elaboração do diagnóstico da CTDR será possível a mensuração do investimento a ser realizado.

Inicialmente, a Central de Tratamento de Resíduos de São Fidélis foi construída para atendimento aos municípios de São Fidélis, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna, Miracema, Laje do Muriaé, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai, que integram o Consórcio Noroeste Fluminense.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress