Estado lança programa para modernizar Cieps em Aperibé, Cantagalo, Miracema, Friburgo e outras cidades

Serão modernizados 50 Cieps com novas estruturas físicas e pedagógicas. Também foram selecionados Cieps em Campos, Cardoso Moreira e Italva. Uma das novidades são aparelhos de identificação facial

O governador Cláudio Castro lançou, nesta segunda-feira (06/06), o projeto E-Tec, Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades. Serão modernizados 50 Cieps com novas estruturas físicas e pedagógicas, que beneficiarão cerca de 24 mil alunos da rede estadual. A escolha das escolas tomou como base o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das localidades com maior vulnerabilidade social.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Esta remodelagem de 50 CIEPs tem o objetivo de reforçar o papel fundamental da educação na reconstrução do nosso estado. Uma juventude bem formada para a vida e para o mercado de trabalho gera um futuro melhor para toda a sociedade, com mais oportunidades, renda, segurança e qualidade de vida. Desde que assumi, coloquei como prioridade a valorização da nossa maior estrela, o professor. Esse projeto, sem dúvida, também melhora a estrutura para os nossos mestres”, disse o governador Cláudio Castro.

Entre os recursos tecnológicos empregados no projeto estão a distribuição de mais de 24 mil chromebooks, sistemas de monitoramento por câmera, conexão à internet de alta qualidade, lousa digital e área destinada às atividades de produção audiovisual, robótica e salas makers. Todas as unidades E-Tecs serão sustentáveis e receberão painéis solares e lâmpadas de LED, além de reuso de água, coleta seletiva de lixo e horta comunitária. Outra novidade são os aparelhos de identificação facial. Além de aumentarem a segurança, eles servirão para a contenção de despesas, como, por exemplo, para o cálculo correto de merenda a ser preparada com base no controle de frequência identificado.

“Estamos incentivando nossos alunos a buscarem carreiras inovadoras, com novos instrumentos à disposição deles, e professores com nova visão de mundo e fazendo a diferença na formação da futura geração fluminense”, disse o secretário de Educação, Alexandre Valle.

Este ano, o governo já direcionou orçamento de R$ 620 milhões para construção e reforma das escolas da rede estadual de ensino. Também implementou o projeto M.A.E. – Mulheres Apoiando a Educação para diminuição da evasão escolar. O Estado, por meio da Secretaria de Educação, ainda destinou aos 56 mil professores em sala de aula e demais servidores R$ 1,12 bilhão em abonos do Fundeb, progressão de carreira, adicional de qualificação, cotas tecnológicas, auxílios alimentação e transporte.

Veja quais são os CIEPs da nossa região que foram selecionados:

CIEP 419 BENIGNO BAIRRAL
Município: Aperibé – Bairro: Palmeiras
 
CIEP 141 VEREADOR SAID TANUS JOSE
Município: Italva – Bairro: São Caetano
 
CIEP 267 MARIA APARECIDA LIMA SOUTO TOSTES
Município: Miracema – Bairro: Vila José de Carvalho
 
CIEP 468 OLGA THURLER MENDONÇA DA FONSECA
Município: Natividade – Bairro: Morada do Engenho
 
CIEP 057 DOUTOR NILO PECANHA
Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Lapa
 
CIEP 466 NINA ARUEIRA
Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Penha
 
CIEP 463 JOAO BORGES BARRETO
Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Ururaí
 
CIEP 417 JOSE DO PATROCINIO
Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Parque São Jorge
 
CIEP 464 ADMAR FERREIRA DE MEDEIROS
Município: Cardoso Moreira – Bairro: Cachoeiro
 
CIEP 277 JOÃO NICOLAO FILHO – JANJAO
Município: Cantagalo – Bairro: Triângulo
 
CIEP 480 PROFESSOR LUIZ CARLOS VERONESE
Município: Nova Friburgo – Bairro: Conselheiro Paulino

VEJA MAIS

VEJA MAIS