Estado do RJ tem 66 casos de microcefalia registrados em 2015

Segundo levantamento feito pela Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, 66 casos de microcefalia já foram confirmados no estado do Rio de Janeiro entre os dias 01/01 e 15/12. O número foi originado de informações retiradas do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) e do Relatório de Emergência em Saúde Pública (Resp), ambos do Ministério da Saúde.

Entre os 66 casos, 55 são de bebês já nascidos, enquanto os outros 11 ainda não nasceram. De acordo com a secretaria, 20 pacientes gestantes disseram que tiveram manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez. Destas, 12 já foram confirmadas com o zika vírus, mas ainda não foi  confirmado se os fetos apresentam microcefalia. Todas elas estão sendo acompanhadas.

Pelo novo protocolo de vigilância do Ministério da Saúde, são considerados casos de microcefalia os bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 cm. Após a existência do novo protocolo, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica revisou todos os casos registrados. Para fins de vigilância, os casos com nascimento até maio que não estavam enquadrados nesta definição, foram excluídos. O mês escolhido para limite da exclusão leva em conta a época do início da circulação do Zika vírus no estado.

A principal recomendação para as grávidas, é que usem roupas adequadas e repelentes, evitando os caseiros, pois estes não são cientificamente comprovados como eficazes. Caso alguma gestante apresente manchas vermelhas pelo corpo, o ideal é procurar profissionais de saúde para fazer a notificação.

E-mail: [email protected]

Telefones: (21) 2333-3993 / (21) 2333-3996 / (21) 98596-6553

Formulários: www.riocomsaude.com.br/exantema e formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=23642

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress