Estado do Rio terá aumento de chuva ao longo desta semana, alerta Climatempo

Nesta terça podem ser registradas pancadas de chuva em algumas regiões. A chuva se torna mais abrangente e mais volumosa na quinta e na sexta-feira

Entre os dias 01 e 20 de novembro alguns dos locais que mais choveram no Brasil foram sobre os municípios do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. No estado do Rio de Janeiro, entre as cidades com destaque para os maiores acumulados de chuva, segundo dados do CEMADEN, está Nova Friburgo (Caledônia 2) com 339 milímetros e Itaperuna (Distrito de Raposo) com 332.2 mm.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

De acordo com a Climatempo, a tendência é de aumento de chuva e temporais pelo estado de do Rio de Janeiro ainda nesta semana. Nesta terça (21) chove em forma de pancadas nas regiões do Médio Paraíba, Serrana, Centro sul e Norte e Noroeste, por influência do calor, da alta umidade e mais da circulação dos ventos em altitude, além de cavados meteorológicos nos altos níveis da atmosfera (que é uma baixa pressão relativa e mais alongada). E destaca-se para a chuva forte e com rajadas de vento no Médio Paraíba. Já nas demais áreas, como na capital, o tempo é firme, porém, com ventos moderados e que chegam aos 60km/h.

No entanto, ainda segundo a Climatempo, o maior destaque é para os temporais mais fortes a partir de quarta-feira (22) pelo estado fluminense. Na quarta mesmo isolada, onde ocorrer a instabilidade terá acumulados elevados e fortes rajadas de vento, além de queda de granizo, com potencial maior de acontecer na região metropolitana do Rio de Janeiro, na Serrana, no centro sul fluminense, sobre o Médio Paraíba e na Costa Verde. A chuva se torna mais abrangente e mais volumosa na quinta e na sexta-feira com potencial para mais alagamentos, e com risco para transbordamento de córregos e rios e deslizamento de terra. Além das instabilidades serem acompanhadas por mais rajadas de vento e até granizo.

“Até o final do dia 25 de novembro, próxima sexta, estima-se que chova em parte do estado do Rio de Janeiro entre 70 e 200 mm na média, especialmente sobre os municípios das regiões da Costa Verde, do Médio Paraíba, da Grande Rio, do Centro-Sul fluminense, Região Serrana, Metropolitana do Rio de Janeiro, no Noroeste do Rio e parte da Baixada Fluminense” – destaca a Climatempo.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress