Estado distribui 369 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e quer acelerar o Calendário Único de Vacinação

No mês de julho o estado pretende imunizar a população de 54 a 35 anos. Em agosto, as pessoas entre 34 e 18 anos

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (02/07), a entrega de 369 mil doses das vacinas contra a Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão 81 mil doses da Pfizer e 288 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca. Todos os imunizantes serão destinados para a aplicação da primeira dose do esquema vacinal. A operação de distribuição será realizada com helicópteros, caminhões e vans.

Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí fazem a retirada diretamente na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Saúde. Na sequência, comboios de vans e caminhões saem da CGA para a entrega dos imunizantes para 62 municípios, com escolta da Polícia Militar. Às 9h, três helicópteros decolam levando as vacinas para as regiões da Costa Verde, Norte e Noroeste, sendo uma aeronave da Saúde, uma da Polícia Civil e uma da Polícia Militar.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

“Esta semana foi divulgada pelo Estado a antecipação do Calendário Único de Vacinação. Estamos avançando na imunização, mas não podemos esquecer a necessidade das duas doses, exceto para a Janssen, que é dose única. Só alcançaremos a imunização coletiva, se o esquema vacinal for completo”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as Secretarias Municipais reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e respeitando as doses que são destinadas para a primeira ou segunda aplicação. A Secretaria de Estado de Saúde reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

Calendário único
Nesta semana a Secretaria de Estado de Saúde (SES) publicou a terceira edição do Calendário Único de Vacinação contra a Covid-19. A nova versão acelera as datas de vacinação dos grupos por faixa etária, prevendo o término da aplicação da primeira dose até o fim de agosto. No mês de julho o estado pretende imunizar a população de 54 a 35 anos. Em agosto, as pessoas entre 34 e 18 anos.

As alterações já foram acordadas com representantes da Diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), em reunião realizada na última quinta-feira (24/06), que foi ratificada ontem (29/06) pelo grupo de apoio técnico da SES, formado por especialistas em epidemiologia. Os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a Covid-19 (PNO), que foram contemplados na versão anterior do calendário, devem ter acesso garantido ao imunizante, independentemente da faixa etária em que se encontram, tendo em vista que esses grupos deveriam ter recebido a aplicação da primeira dose até o final do mês de junho.

VEJA MAIS

VEJA MAIS