Estação sismográfica de Campos registra tremor de terra em São José de Ubá

Tremor de magnitude 1,1 aconteceu na noite da última quarta, dia 11

A Prefeitura Municipal de São José de Ubá divulgou uma nota confirmando que houve um pequeno tremor de terra no município na noite da última quarta-feira, dia 11. Segundo a Prefeitura, a informação foi confirmada pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Realmente houve um pequeno tremor em todo território do Município de São José de Ubá, causando uma certa preocupação em todos os moradores da cidade, tendo em vista não ser um acontecimento normal a ser registrado em nossa região“, diz uma nota divulgada no site da prefeitura.

Em contato com o órgão oficial de controle denominado “Rede Sismográfica Brasileira”, que tem por objetivo monitorar a sismicidade do território nacional e gerar informações que suportem a investigação da estrutura interna da terra através da implantação e manutenção de estações sismográficas permanentes, a mesma confirmou que referido tremor foi realmente registrado pela estação localizada na cidade de Campos, que é operada pelo observatório nacional“, diz um trecho da nota divulgada pela Prefeitura.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o órgão informou que “em uma análise preliminar, o sismo ocorreu no dia 11 de abril de 2018 por volta das 19h26 do horário local, e que embora seja difícil de calcular uma magnitude a uma distância tão próxima, ela foi estimada em mR 1.1, ocorrendo aproximadamente 62Km da estação de Campos. A cidade de São José de Ubá fica a 56Km dessa estação. Tremores dessa magnitude não são incomuns no território brasileiro. No ano passado ocorreram 20 tremores de magnitude de até 2.6 no estado do Rio de Janeiro. A maioria dos tremores são causados por forças geológicas presentes na crosta terrestre que causam um movimento de uma falha geológica pré-existente. O que a população sente são as vibrações liberadas pelo movimento dessa falha.

Ainda na nota, a Prefeitura tranquilizou os moradores e informou que nenhum dano foi registrado pela Defesa Civil Municipal.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress