Espetáculo no céu: Halo solar atrai olhares de moradores em Itaperuna

Segundo a Climatempo, o halo é uma das manifestações de interação da luz solar com as nuvens, sendo um dos mais bonitos fenômenos ópticos da atmosfera

imagens: reprodução das redes sociais

Um fenômeno atraiu olhares de moradores de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, neste sábado (25/09). Com a presença de nuvens altas, um halo solar se formou e foi fotografado pelos itaperunenes por volta das 12h30 de hoje. Segundo a Climatempo, o halo é uma das manifestações de interação da luz solar com as nuvens e é um dos mais bonitos fenômenos ópticos da atmosfera. É parecido com um arco-íris ao redor do sol.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Ainda de acordo com a Climatempo, o halo solar só se forma quando o disco solar está envolto por uma camada fina de um tipo específico de nuvens altas chamado de cirrustratus. “Os pequeninos cristais de gelo que compõem estas nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol (da lua) nas diversas cores do arco-íris” – explica a meteorologista Josélia Pegorim.
A meteorologista explica ainda que em algumas situações, a presença do halo solar (lunar) pode anteceder um temporal porque é comum surgir muita nebulosidade alta antes da chegada da nuvens carregadas que provocam a chuva forte, com raios e rajadas de vento. Porém, muitas nuvens altas também podem surgir quando ocorre forte divergência de ventos nos níveis mais elevados da atmosfera. Para a tarde deste sábado há possibilidade de chuva isolada em Itaperuna.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress