Espetáculo no céu: Eclipse solar raro poderá ser visto em todo o Brasil neste mês

O Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, poderá ser vista uma espécie de "anel de fogo" ao redor da Lua.
Eclipse solar anular ocorrido na Arábia Saudita em 2019 (Foto: Getty Images)

No próximo dia 14 de outubro acontece um raro e espetacular fenômeno no céu: um eclipse solar anular. Isso significa que o Sol, a Lua e Terra estarão posicionados tal forma que, num determinado momento, veremos uma espécie de “anel de fogo”, como um aro iluminado ao redor da Lua.

Siga o SF Notícias no Instagram  @sfnoticias

Mas sabe porque essa data é muito especial aqui no Brasil? Porque poucos lugares do planeta poderão apreciar este anel de fogo, que é a aparência do eclipse solar anular. Para os moradores do Sudeste será possível enxergar uma visão parcial da lua cobrindo o Sol, como uma “mancha” no astro. O melhor horário para visualização será às 16h49.

Segundo a Climatempo, um motivo a mais para você se programar para este evento astronômico é que, até o fim desta década, os próximos eclipses solares do tipo anular não terão a visibilidade do dia 14 de outubro de 2023. Além disso, observar o fenômeno é de graça, basta olhar para o sol com proteção adequada dos olhos.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress