Escritor fidelense é eleito presidente do Centro Acadêmico de Letras do IFF e anuncia projeto literário internacional

Antônio Júnior Persí iniciou o projeto de seu próximo livro que será uma biografia sobre uma Drag Queen de Miami, a Olga Dantelly

No último dia 03 o escritor fidelense Antônio Júnior Persí participou como convidado do Bohemia 33 Podcast. O autor foi a primeira participação da atração no mês da visibilidade LGBTQIA+, sendo este o mês de junho. Além de levar mensagens e informações relativas ao mês da diversidade, Persí atualizou a todos com notícias acerca de duas conquistas muito importantes. O escritor fidelense foi eleito Presidente do Centro Acadêmico de Letras do Instituto Federal Fluminense (IFF). E não para por aí. Antônio Júnior Persí iniciou o projeto de seu próximo livro que será uma biografia sobre uma Drag Queen de Miami, a Olga Dantelly.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Sobre a eleição que o tornou Presidente do Centro Acadêmico de Letras, o escritor explicou que já fazia parte do Centro Acadêmico de Letras do IFF, mas desempenhava o papel de secretário. “Por eu ter muita experiência no Centro Acadêmico, por ser um dos membros mais antigos e participativos, e também por ter em minhas mãos o conhecimento de administrar uma carreira literária, meus colegas de Centro Acadêmico me elegeram com unanimidade como Presidente. Eu e os demais componentes do Centro Acadêmico já obtivemos diversas conquistas para o curso e temos ouvido dos alunos que nunca houve uma gestão tão eficaz no Centro Acadêmico de Letras do IFF”.

Sobre o sentimento de ter sido eleito com unanimidade para ser Presidente de Centro Acadêmico de uma instituição tão importante e renomada como o IFF, o escritor relatou que foi, é e sempre será uma honra muito grande estar à frente de um órgão estudantil dentro do IFF. “Eu sou de São Fidélis, nem campista eu sou, não moro em Campos e mesmo assim estou à frente dos alunos de Letras da maior Instituto Federal da região, sendo Letras um curso conceituado com nota máxima no MEC. O fato de eu ser de São Fidélis e estar à frente de um órgão estudantil em Campos dos Goytacazes me lembra a fala de uma escritora portuguesa que uma vez assisti em uma entrevista. Ela dizia que muito se engana quem pensa que as pessoas das cidades pequenas são bobas. Não é nada incomum ver essas pessoas interioranas indo para cidades maiores e tomando a frente de grandes responsabilidades, deixando os nativos urbanos para trás. E eu não ligo essa fala apenas a mim, mas aos alunos de São Fidélis como um todo, pois percebo que os fidelenses brilham nas universidades. São muitos quilômetros todos os dias para estudar e vejo que os alunos daqui não o fazem em vão. Parabéns a todos os universitários fidelenses pela perseverança e esforço!”.

Ainda sobre a eleição para Presidente do Centro Acadêmico, Antônio Júnior Persí revelou uma curiosidade. O autor informou que o nome oficial do Centro Acadêmico de Letras é Centro Acadêmico Rita Maia, sendo esta uma fidelense que foi uma grande educadora também envolvida com a literatura. Tal fato vai de encontro com a fala do escritor acerca dos fidelenses se destacaram no meio educacional em outras cidades. Não por menos uma fidelense dá nome ao Centro Acadêmico que hoje tem Antônio Júnior Persí como Presidente.

Já sobre o próximo livro, o escritor fidelense revelou que já começou o projeto. Antônio Júnior Persí informou que seu próximo livro será uma biografia sobre a vida de Marcelo Guimarães que dá vida a Drag Queen Olga Dantelly. Marcelo Guimarães é carioca e trabalha em Miami, onde reside há mais de vinte anos. Lá o artista faz performances Drag no renomado Palace Sobe, bar voltado aos LGBTQIA+, localizado na rua mundialmente famosa Ocean Boulevard. Persí e Marcelo são parceiros comerciais desde o primeiro livro do escritor que fez seu primeiro lançamento literário em 2020. Inclusive, o Marcelo Guimarães fez parte da Live de Lançamento do primeiro livro do Antônio Júnior Persí intitulado “O Mortiço”, onde também fez uma ponta como Olga Dantelly.

De lá para cá, Persí e Marcelo não mais se deixaram. O escritor relatou que constantemente tem ligações com o Marcelo Guimarães acerca da biografia do artista que trabalha como Drag Queen em Miami. Antônio Júnior Persí contou a nossa equipe que o Marcelo Guimarães enviou a ele inúmeros diários para que o escritor estudasse sua vida. Além disso, no mês de maio, o escritor fidelense viajou ao Rio de Janeiro para conhecer e entrevistar os pais e o irmão do Marcelo Guimarães. “A entrevista com a família do Marcelo foi uma das tarefas profissionais mais gostosas da minha vida. Eles me receberam como alguém da família e eu os abracei como meus familiares. Era conversa não acabava nunca! Eles não queriam que eu fosse embora, eu não queria ir embora. E eu mal posso esperar para revê-los!”.

Sobre o sentimento por estar fazendo a biografia de uma Drag Queen que trabalha em um dos bares LGBTQIA+ mais famosos do mundo, Antônio Júnior Persí explicou “Eu não poderia estar mais satisfeito com esse trabalho. Eu sempre sonhei em escrever algo que abordasse o mundo LGBTQIA+. Então, fazer a biografia de alguém da comunidade que passou por tantas coisas, que perseverou e que é um símbolo de poder dentro da comunidade da bandeira do arco-íris, nossa… Eu não poderia me sentir mais honrado! É uma responsabilidade imensa, é o maior trabalho da minha vida. E eu agradeço a Deus todos os dias por ter essa oportunidade de dar voz e presença aos LGBTQIA+ por meio da minha arte, pois é uma comunidade que, infelizmente, continua sendo tratada como algo à margem, sendo pessoas constantemente silenciadas pela sociedade. São pessoas, são vidas, são filhos, são pais, são vozes que merecem ser respeitadas e ouvidas. Então não é só um prazer, mas um dever, um compromisso para mim dar voz ao Marcelo, à Olga e todos os demais LGBTQIA+!”.

Entre conquistas acadêmicas e literárias, Antônio Júnior Persí vai mostrando a todos que não importa de onde nós somos, quem somos e de onde viemos. Com esforço, responsabilidade e profissionalismo, oportunidades aparecem. Vale a pena o reconhecimento do escritor fidelense que nos últimos anos tem feito o nome de São Fidélis transitar tão longe, para além das fronteiras. Para conhecer mais da vida e trabalho do escritor, assim como para adquirir suas obras literárias intituladas “O Mortiço” e o mais recente “A Costura” basta entrar em contato com o autor pelo Facebook Antônio Júnior Persí ou pelo seu perfil do Instagram @antoniojuniorpersi.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress