Equipes do Núcleo do Parque Estadual do Desengano de São Fidélis, agentes da Defesa Civil e moradores do Palmital fazem um trabalho de rescaldo e monitoramento após um incêndio ter destruído uma área de vegetação na localidade. As chamas começaram ontem e rapidamente equipes foram deslocadas para o combate. A informação é de que os focos foram extintos, mas as equipes continuam no local fazendo um trabalho de rescaldo.
Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias
De acordo com o Mapa de índice de Incêndio Florestal do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, o Cemaden-RJ, publicado nesta terça-feira (24/08), São Fidélis e os demais municípios do Norte, Noroeste e Região Serrana apresentam Risco Alto para ocorrências de incêndios.
Ainda não se sabe como o incêndio começou, mas muitos desses incêndios que atingem as áreas de pastagem e vegetação em nossa região nessa época do ano começam através da queima de lixo doméstico. Muitos moradores também colocam fogo para limpar áreas. A prática é considerada crime ambiental, e a pena prevista é de até quatro anos de reclusão. A prática emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupam as redondezas.