Enel vai usar helicóptero para inspecionar rede elétrica em Cambuci, Campos, Itaperuna e região

A Enel disse que está investindo R$ 2 milhões neste projeto

A partir desta semana, um helicóptero equipado com aparelhos eletrônicos de alta tecnologia está sobrevoando parte das cidades de Campos dos Goytacazes, Itaperuna, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Cambuci, a serviço da Enel Distribuição Rio, para inspecionar trechos da rede elétrica da região. O objetivo é ter uma visão aérea das linhas de transmissão e redes de média tensão, localizadas em pontos afastados das regiões urbanas, onde os carros da companhia não conseguem acessar facilmente, para verificar necessidades de manutenção e identificar pontos para realização de poda de árvores. Por meio das inspeções, a companhia poderá direcionar melhor o trabalho das equipes e, assim, melhorar a qualidade do fornecimento de energia.Apenas nessas cinco cidades serão cerca de mil quilômetros inspecionados. A Enel está investindo R$ 2 milhões neste projeto. Na semana passada o aeronave esteve em São Fidélis.

A aeronave é equipada por uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto, por um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), além de um equipamento termográfico. Com a câmera, pode-se registrar possíveis problemas na rede elétrica de diversos ângulos diferentes. Por meio de tecnologia LIDAR, será possível detectar a distância exata entre a vegetação e os condutores elétricos. Já com a câmera termográfica, será possível verificar a temperatura de conexões e equipamentos. Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue realizar os serviços na rede com precisão. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.

Até o final do ano, além da Região Norte, a companhia está inspecionando a rede elétrica de cidades como Angra dos Reis, Cabo Frio, Petrópolis e Teresópolis, totalizando cerca de 4,5 mil quilômetros de linhas de distribuição e transmissão.

O projeto de Inspeção aérea por helicópteros faz parte do compromisso do grupo Enel em buscar soluções inovadoras, diminuindo os riscos à segurança dos colaboradores, dos clientes e da população em geral. A iniciativa também está sendo desenvolvida pelo Grupo Enel na Itália e na Espanha.

Nas áreas urbanas, veículos equipados com a câmeras termográficas realizam a inspeção por terra, na rede de distribuição de energia. Neste ano, os carros percorrerão cerca de 4,5 mil quilômetros em cidades da Região Metropolitana do estado, como Niterói e São Gonçalo, além de Cabo Frio e Campos dos Goytacazes no norte do Estado. Até hoje, apenas em 2019, 2,6 mil quilômetros de rede já foram inspecionados por terra em áreas urbanas da área de concessão da companhia.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress