Empresa privada e secretaria de meio ambiente fazem projeto com óleo de cozinha

Com o nome COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO PARA FINS DE RECICLAGEM/REAPROVEITAMENTO, o projeto é uma iniciativa de uma empresa Dutra Revendedora de Gás em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental.

fyuhiopilO projeto foi lançado no último dia 11 aos representantes de turmas de formandos de escolas da rede Estadual e Particular de ensino no município.

Estão participando as seguintes escolas: Colégio Estadual de São Fidélis, Colégio Barão de Macaúbas, Colégio Estadual Montese, Colégio Estadual Elvídeo Costa, Colégio Estadual Geraque Collet, Colégio Fidelense e Colégio Anglo.

Aproximadamente 300 alunos envolvidos na mobilização, recolhimento e conscientização ambiental sobre as causas acarretadas pelo descarte inadequado do óleo de Cozinha Usado no Meio Ambiente.

Segundo o representante do departamento de educação ambiental da SEMDA Leonardo Coutinho, o objetivo maior da campanha e a conscientização da população em relação ao descarte indevido do óleo de cozinha  no meio ambiente, além das inúmeras conseqüências geradas pelo tema em questão, incentivando a coleta e a destinação ecologicamente correta.

O óleo ou gordura usado nas frituras quando é despejado no ralo de pia ou descartado de forma inadequada, o resultado é desastroso para o meio ambiente. Os danos vão do entupimento das tubulações até o entupimento das galerias das redes de esgotos. A simples atitude de descarte do óleo de forma correta contribui para a diminuição o aquecimento global, devido o óleo de cozinha emitir o metano na atmosfera, que é um dos principais gases que causam o efeito estufa, contribuindo assim para o aquecimento da terra.

A turma que apresentar o maior volume recolhido de óleo de cozinha usado, devidamente acondicionado em garrafas do tipo PET, transparentes, lisas (sem nervuras e/ou adornos externos) de 02 (dois) litros, totalmente cheias, ganhará um prêmio no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) e será pago ao aluno representante designado pela turma de formandos vencedora após a apuração e divulgação do resultado.

Fotos: Luciana Vieira

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress