Em simulado, bombeiros controlam incêndio, evacuam empresa e resgatam vítimas em São Fidélis

simulado-corpo-de-bombeiros-sao-fidelis-10
Imagens: Vinnicius Cremonez / Kariny Maia

Parecia tudo tão real. Explosões, princípio de incêndio, correria, evacuação, vítimas gritando por socorro; mas foi apenas uma simulação, um exercício de aperfeiçoamento realizado pelo Destacamento 2/5 do Corpo de Bombeiros de São Fidélis.

Os militares simularam um princípio de incêndio com atendimento, retirada e transporte de vítimas em uma fábrica de doces localizada na Avenida Emygdio Maia Santos, no bairro Vila dos Coroados. Enquanto uma equipe controlava as chamas em uma parte da empresa, na outra, bombeiros faziam a evacuação dos funcionários.

Três bombeiros que se passaram por funcionários simularam ferimentos, um deles, em estado grave. Ele foi arremessado na parte onde ficam estocadas as madeiras com uma das explosões. A população acompanhou o trabalho dos bombeiros, alguns até preocupados, pois não sabiam que se tratava de uma simulação.

Ao todo, oito viaturas, entre carros dos bombeiros, da Central de Ambulâncias e da Guarda Municipal, foram empenhadas na operação de simulado. A Guarda Municipal auxiliou no isolamento da área de atuação dos militares e no controle do trânsito.

Em entrevista ao SF Notícias, o Major Leandro Paiva, chefe da seção de instrução do 5º GBM, fez uma avaliação positiva, e disse e que tudo transcorreu da melhor forma. “Esse resultado já era esperado. A tropa e muito boa, vibrante, empenhada e que a gente confia. A avaliação foi muito boa, positiva e tudo transcorreu da melhor forma”.

Segundo o Major, toda operação, entre deslocamento da unidade até a empresa, controle do incêndio, evacuação e resgate das vítimas, durou aproximadamente dez minutos, algo positivo. O Tenente Gomes, comandante do Destacamento de São Fidélis, ressaltou que além de capacitar os bombeiros, o simulado serviu para instruir os funcionários da empresa.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress