Em seis meses de vistoria nas ruas, Detran-RJ aplica 9.722 autos de infração

A "Operação Detran Seguro" verifica a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes

No começo desse mês a “Operação Detran Seguro” completou seis meses. A iniciativa, em 913 operações, verificou aproximadamente 174 mil veículos durante o período, por meio das câmeras OCR. Desses, 20.919 foram abordados pelos agentes de fiscalização, que aplicaram 9.722 autos de infração. A autuação mais comum é de mau estado de conservação do veículo, com 3.167 casos, mas os motoristas também foram multados por estar com o licenciamento vencido (2.583) e por conduzir sem CNH (708). A “Operação Detran Seguro” verifica a documentação do veículo e do motorista e ainda itens indispensáveis para a segurança no trânsito: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.

Caso haja alguma irregularidade, os proprietários recebem um auto de infração e têm sete dias para apresentar ao Detran.RJ a regularização das infrações constatadas. Caso a reapresentação não aconteça dentro do prazo, os autos são transformados em multa, e o veículo recebe uma restrição administrativa. A partir daí, se for flagrado em circulação, será removido. “Nossos agentes não estão nas ruas com a intenção de multar os motoristas. Queremos que todos tenham consciência de seu papel, que é fundamental, para a segurança no trânsito. Por isso, sempre alertamos que os veículos em mau estado de conservação, com pneus carecas ou para-brisas rachados, por exemplo, podem oferecer riscos à população.”, ressalta Marcelo Bertolucci, presidente do Detran.RJ.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress