Em operação contra fraudes na saúde, PF cumpre mandados em Carapebus, Duas Barras, Campos, Itaperuna e Macaé

Operação investiga fraudes em licitações no Fundo Municipal de Saúde do Município de Carapebus. A soma de recursos públicos envolvidos nas dispensas de licitação investigadas alcança a cifra de aproximadamente R$ 4,7 milhões
Equipes da Polícia Federal na Prefeitura de Carapebus

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da Uni]ão (CGU), deflagrou nesta terça-feira (9/6) a “Operação SCEPTICUS”, com o objetivo de apurar fraudes em licitações no Fundo Municipal de Saúde do Município de Carapebus. A ação de hoje mobilizou 80 policiais federais, além de servidores do MPF e CGU e visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão na Prefeitura Municipal de Carapebus, na Secretaria Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Saúde, além de endereços de empresas e pessoas físicas situados nas cidades de Carapebus, Duas Barras, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Itaperuna, Macaé, Armação de Búzios e Vitória/ES, todos expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Macaé. (continua após a publicidade)

A apuração conjunta realizada pelos órgãos de investigação criminal e de fiscalização e controle identificou indícios de fraude em dispensas de licitação realizadas para aquisição de medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs), testes rápidos para detecção do COVID-19, locação de equipamentos e insumos hospitalares e contratação de empresa para montagem de hospital de campanha. Dentre os indícios de fraudes verificados estão: a escolha de empresas antes mesmo da instauração de processos de licitação; empresas com sede em endereços residenciais, sem empregados e bens; contratação de fornecedor que possui vínculo familiar com servidor lotado na Secretaria de Saúde. A soma de recursos públicos envolvidos nas dispensas de licitação investigadas alcança a cifra de aproximadamente R$ 4,7 milhões. A palavra de origem latina scepticus significa ceticismo, que traduz a falta de crença nas ações empreendidas pelos agentes públicos e empresários investigados no combate ao COVID-19.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress