Elevação do Rio Muriaé: Prefeitura coloca Itaperuna em estado de alerta

Em Porciúncula, ruas foram inundadas pela cheia do Rio Carangola. Natividade também está em alerta devido à cheia do Rio Carangola

Rios que cortam municípios das cidades Noroeste Fluminense estão subindo devido às fortes chuvas que nos últimos dois dias atingiram municípios da zona da mata de Minas Gerais. O maior volume de água começou a chegar de madrugada ao Noroeste Fluminense. Nesse momento, o município mais afetado é Porciúncula (foto abaixo), onde o Rio Carangola já transbordou e inundou diversas ruas. Às 8h da manhã deste sábado o nível do rio já estava em 6,61m, mais de um metro acima da cota de transbordamento, que é de 5,20. Os desabrigados estão sendo assistidos pela Secretaria de Promoção Social e encaminhados às escolas Creche Vovó Dininha, Escola Estadual José de Lannes e Escola Municipal Mirela Meira Lyra. Os bairros mais afetados são Ilha, Operário, Centro e Nossa Senhora da Penha.

continua após a imagem

Outros dois municípios do Noroeste Fluminense estão em alerta. Natividade é um deles. Toda essa água que está provocando o transbordamento do Rio Carangola em Porciúncula segue para o município vizinho, Natividade. Por lá, o nível do rio está bem próximo de atingir a cota de transbordamento, mas ainda não saiu da calha.

Itaperuna também está em alerta. O município é cortado pelo Rio Muriaé. Embora o nível do rio já esteja baixando na cidade mineira de Muriaé, a preocupação é como o rio irá se comportar quando começar a receber as águas do Rio Carangola, que deságua no Muriaé um pouco acima do perímetro urbano de Itaperuna. De acordo com a nota publicada pela Prefeitura de Itaperuna na manhã deste sábado (20/02), o nível do Rio Muriaé, às 07h15min, estava em 3,83 metros, permanecendo o município em estágio de ALERTA (LARANJA).

Esse status é decretado quando as cotas situam-se entre 3,40m e 3,99m. Com uma vazão de 487 metros cúbicos por segundo, a cidade não corre risco de inundação nas próximas horas. As denominações dos estágios do nível do Rio Muriaé em Itaperuna são:

ATENÇÃO – de 2,90m à 3,39m;
ALERTA – de 3,40m à 3,99m;
TRANSBORDO – a partir de 4m

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress