Eleições em São Fidélis: Longas filas, 2 urnas trocadas e seis detidos com santinhos

Em todo o Estado do Rio de Janeiro foram feitos 153 atendimentos relacionados a crimes eleitorais
Fotos: SF Notícias

Seis pessoas foram detidas com santinhos em três ocorrências registradas entre sábado e o domingo de eleição em São Fidélis. Todos foram encaminhados para a 141ª Delegacia Legal da cidade. Ao SF Notícias, o Juiz Titular da 35ª Zona Eleitoral, Dr. Márcio Roberto da Costa, contou que a eleição transcorreu de forma positiva. Já de acordo com o chefe do cartório eleitoral, Fábio Gentil, duas urnas apresentaram defeito e precisaram ser trocadas. Uma no CIEP e outra em Angelim.

As longas filas que se formaram já eram esperadas. Informamos várias vezes que a votação seria mais demorada por causa da biometria. A votação por biometria foi feita graças ao convênio firmado entre o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores que foram identificados por meio das digitais no dia das eleições terão os dados biométricos incorporados ao cadastro eleitoral e não precisarão comparecer posteriormente ao cartório para realizar o procedimento. Para viabilizar o aproveitamento do banco de dados do Detran-RJ, a Justiça Eleitoral realizou o batimento dessas informações (nome, filiação, números de identidade e CPF, entre outros dados biográficos) para verificar a compatibilidade, ou seja, se todas as informações estavam idênticas no cadastro eleitoral.

Em todo o Estado do Rio de Janeiro foram feitos 153 atendimentos relacionados a crimes eleitorais: 102 referentes à boca de urna, três casos de compra de voto, um de falsidade ideológica na esfera criminal, um de impedimento ou embaraço ao exercício do voto, um referente à propaganda no dia da eleição, três relativos ao transporte irregular de eleitores, dois casos de desobediência a ordens da justiça eleitoral, 30 bloqueios de via e dez sobre outros crimes eleitorais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress