Elat registra mais de 4.300 raios em Campos, Cambuci e São Fidélis

Além dos raios, chuva na região veio acompanhada de rajadas de vento e granizo
Chuva forte na zona rural

Chuva forte, rajadas de vento, granizo e raios, muitos raios. Assim foi a quarta-feira (11/11) em municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, registrou mais de 5 mil raios durante a chuva desta quarta. Os maiores registros foram nos municípios de Campos do Goytacazes, Cambuci e São Fidélis. O levantamento foi feito a pedido do SF Notícias. A cidade em que mais houve incidência de raios foi em Campos. Lá foram registrados 647 raios nuvem-solo, que atingiram o solo, e 1.500 raios intra-nuvem, aqueles entre as nuvens.

O segundo maior registro de raios na região foi em São Fidélis. Foram 162 raios nuvem-solo e 1.449 raios intra-nuvem. No município, além dos raios, houve registro de chuva forte em pontos da zona rural, chuva que veio acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo. Houve queda de granizo em dois pontos de São Fidélis (reveja a matéria AQUI). Já o terceiro município com mais registro de raios foi Cambuci. Por lá foram 182 raios nuvem-solo e 448 raios intra-nuvem.

Alertas para mais chuva
A Climatempo, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para possibilidade de chuvas fortes acompanhadas de ventos intensos (40-60 km/h) e descargas elétricas nesta quinta-feira (12/11) em cidades das regiões Norte, Noroeste e Serrana do Rio.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress