Eclipse lunar parcial poderá ser visto em todo o Brasil nesta terça-feira

Fenômeno desta terça-feira (16) poderá ser observado em toda a América do Sul

No fim da tarde e começo de noite desta terça-feira (16), brasileiros poderão acompanhar um eclipse lunar parcial. O fenômeno ocorre quando Sol, Terra e Lua se alinham, e nosso planeta faz sombra sobre o satélite, mas no eclipse parcial, como o dessa terça-feira, o alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua não é perfeito, o que significa que apenas uma parte da Lua acaba coberta.

O eclipse poderá ser visto a partir das 17h01 (horário de Brasília) e, no total, terá duração de mais de cinco horas. Será melhor  e mais fácil assistir ao fenômeno em áreas menos iluminadas e com o horizonte livre. O fenômeno terá seu ápice às 18h30. A duração da fase de umbra (quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua) será de duas horas e 51 minutos.

Já considerando todo o período do eclipse, incluindo a fase de penumbra (quando a sombra da Terra sobre a Lua ainda é vista de forma borrada), a duração total do fenômeno chega a cinco horas e 33 minutos. O início da fase de penumbra será às 15h43. Já o da fase de umbra será às 17h01, e termina às 19h52. O fim da fase de penumbra acontece às 21h17.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress