É FAKE que urna em Cordeiro já tinha mais de 100 votos registrados para Lula

Segundo o TRE-RJ, o cartório da 52ª Zona Eleitoral de Cordeiro abriu uma Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral, a fim de responsabilizar o suposto autor da fake news, que deverá responder criminalmente

Está circulando nesta quarta-feira (28) nas redes sociais, uma mensagem de que uma urna em Cordeiro, na Região Serrana do Rio, estaria com votos registrados para o candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. Além da mensagem, também está circulando um áudio no qual um homem afirma que teriam chegado ao Fórum de Cordeiro duas urnas, e que, em uma delas, “foram identificados 139 votos (entre os 327 eleitores aptos a votar naquela seção)” para o candidato Lula.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

No áudio o homem afirma que quando foram “lançar o código da urna no sistema do Tribunal Superior Eleitoral”, informando que a urna “chegou zerada”, uma urna estaria com 139 registrados. Nas redes sociais, já são várias publicações no mesmo sentido: “As urnas eletrônicas já estão contabilizadas com votos em Lula. Estão fraudando antes das eleições” – dizem algumas das publicações. Trata-se de uma notícia falsa.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral-RJ, a “Justiça Eleitoral fluminense encerrou o procedimento de preparação de todas as cerca de 39 mil urnas que serão utilizadas em todo o estado, nestas eleições, sem a ocorrência de qualquer irregularidade”. O TRE-RJ destaca que a cerimônia de preparação das urnas é aberta ao público, bem como a entidades fiscalizadoras, como partidos políticos e Ministério Público.

“O procedimento consiste na instalação do sistema na urna, através de uma mídia oficial do TRE, bem como na inserção dos dados das candidatas, dos candidatos, assim como das eleitoras e dos eleitores na urna” – explica. Nesse momento é inserido o software oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na urna eletrônica, que dispõe de mecanismos de segurança capazes de identificar e impedir eventual instalação de programa ou dados não reconhecidos pela Justiça Eleitoral. Isso é feito através da verificação de assinaturas digitais, que é uma tecnologia utilizada para autenticar de forma segura e íntegra os documentos eletrônicos.

O TRE-RJ destacou ainda que existe um documento chamado zerésima, emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação, que atesta a inexistência de voto registrado na urna eletrônica para qualquer dos candidatos da disputa. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna. Após a impressão da zerésima, a(o) presidente da seção eleitoral, as mesárias, os mesários, as fiscais e os fiscais dos partidos ou coligações que estiverem presentes devem assiná-la” – ressaltou o TRE-RJ.

Investigação

O cartório da 52ª Zona Eleitoral de Cordeiro abriu nesta quarta-feira (28) uma “Notícia de Irregularidade de Propaganda Eleitoral (NIP)”, a fim de responsabilizar o suposto autor da fake news, que deverá responder criminalmente. Na NIP consta material colhido com indícios que identificam a sua identidade.

No site do TSE, é possivel fazer denúncias de fake news: https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022/sistema-de-alerta. Na página “Fato ou Boato” é possível obter esclarecimentos sobre informações falsas acerca da urna eletrônica e do processo eleitoral: https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress