Donos de cães e gatos têm até dezembro para vaciná-los contra a raiva, em Cordeiro

Até agora, cobertura de vacinação atingiu 63% da meta do município
Fotos: Secom Cordeiro

Cães e gatos de Cordeiro receberam uma atenção especial no último sábado (29/09). A cidade realizou o Dia D da Campanha Nacional Antirrábica, mas muitos animais ainda precisam ser vacinados.

De acordo com relatórios da Secretaria de Saúde, foram vacinados 1.658 animais, entre cães e gatos, numa cobertura que atingiu 63% da meta do município. Mas, para conquistar a cobertura ideal, a campanha será mantida até o mês de dezembro.

Os proprietários que ainda não vacinaram seus cães e gatos contra a raiva deverão levar seus animais de estimação ao prédio da Vigilância em Saúde, localizado ao lado do Centro de Saúde, no bairro Rodolfo Gonçalves, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas até o mês de dezembro.

A raiva é a mais comum e conhecida das zoonoses, as infecções que podem ser passadas entre animais vertebrados e humanos. A transmissão da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente, principalmente por meio de mordida. A doença pode demorar até 10 dias para se manifestar no animal infectado e na maioria das vezes é fatal. Entre os principais sintomas estão à agressividade do animal, salivação excessiva, paralisia e mudança de comportamento. É considerada incurável e a vacinação é a única forma eficiente de prevenção dos animais.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress