Diretor da Defesa Civil Estadual dará palestra sobre prevenção de desastres

1
Fotos: Divulgação.

Na próxima terça-feira (06.09), a Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Norte e Noroeste Fluminense promoverá uma palestra sobre prevenção de desastres através da apresentação do mapeamento de ameaças múltiplas do Estado do Rio de Janeiro. As informações serão passadas pelo diretor do departamento de Defesa Civil Estadual, coronel do Corpo de Bombeiros, Paulo Renato Vaz. A palestra está marcada para às 9h, no auditório do Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), campus FDC, em Campos dos Goytacazes.

O levantamento realizado pelo coronel, mestre em Defesa Civil pela Universidade Federal Fluminense, apontou 276 ameaças tecnológicas, além de 460 ameaças naturais, totalizando 736 itens em todo território fluminense. Nas regiões Norte e Noroeste do estado, o estudo apresenta os locais com maior incidência de acidentes, levando em consideração a origem e o contexto sociológico regional.

Ao analisar o mapeamento, foi observado que os deslizamentos de terra permanecem como a principal ameaça natural fluminense, com alta letalidade. Os incêndios florestais e as estiagens, apontados pelo levantamento, aparecem como consequências das mudanças climáticas. O transporte de substâncias perigosas, os acidentes rodoviários e o colapso de edificações aparecem também como os principais acidentes tecnológicos.

As informações passadas na apresentação valerão para conhecimento e planejamento de ordenação municipal, construção civil, logística ou ainda execução de planos de escape rápido, visando evitar ou prevenir acidentes. A palestra será de participação ampla a comunidade da sociedade civil, acadêmica ou profissional na área governamental, de forma gratuita, porém com número limitado, devido à capacidade do auditório. Ao final todos os participantes receberá certificado de participação.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress