Diagnosticado com leucemia, morador de São Fidélis precisa de doações de sangue com urgência

'Paulo Barriga', como é conhecido, está internado na área de isolamento de um hospital de Campos
Fotos: Arquivo pessoal

Diagnosticado com leucemia mieloide aguda no último dia 19 de agosto, o morador de São Fidélis, Paulo Rosa Soares, de 70 anos, mais conhecido como ‘Paulo Barriga’ precisa de doações de sangue com urgência. De acordo com a filha de Paulo, Fernanda Soares Ribeiro, ele faz tratamento há um ano, tendo apresentado de início uma aplasia medular. Paulo foi internado no dia 22 de agosto e fez sete dias de quimioterapia. “Agora ele já está com outras medicações, mas está no isolamento, muito fraco. Ontem passou muito mal e tá precisando de plaquetas” – informou Fernanda.

O fidelense está internado no setor de oncologia da Beneficência Portuguesa, em Campos dos Goytacazes. Seu tipo sanguíneo é O+, mas a família pede doações de qualquer tipo, pois o estoque do Hemocentro Regional de Campos está em estado crítico e há outras pessoas na mesma situação que Paulo. O Hemocentro funciona todos os dias, inclusive finais de semana, no Hospital Ferreira Machado, que fica na Rua Rocha Leão, n° 2, no bairro Caju. O horário de atendimento é de 7h às 18h.

A leucemia mieloide aguda tem como principal característica a super produção de células imaturas (que acabaram de nascer), também conhecidas por blastos (tipos de glóbulos brancos, responsáveis por combater as infecções). Elas passam a se desenvolver de forma descontrolada e param de desempenhar sua função, a de proteger o organismo contra as bactérias, vírus. Em grande quantidade na medula óssea, bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue (glóbulos vermelhos, responsáveis pela oxigenação do corpo, e plaquetas, que impedem as hemorragias).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress