Imagine ter a possibilidade de proteger seus filhos contra várias doenças gratuitamente. Isso é possível através da vacinação, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas, ainda que o ato de vacinação seja tão simples e gratuito, muitas crianças ainda estão sem tomar as doses necessárias em São Fidélis, no Norte Fluminense. Neste Dia Nacional de Vacinação o alerta da Secretaria Municipal de Saúde é para a baixa procura das principais vacinas que compõe o Calendário Nacional de Vacinação.
Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias
De acordo com a enfermeira Vanessa Nogueira, do setor de Imunização, que conversou com Helma Lúcia, o município segue com uma campanha de multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente até 15 anos em todas as unidades de saúde. “Mesmo durante a pandemia em relação ao município de São Fidélis que não parou de vacinar, mesmo continuando a vacinação, estamos abaixo do esperado. Então a gente queria deixar o apelo para que você leve seu filho, seu familiar para vacinar” – destaca.
A profissional enfatiza a baixa procura por parte dos pais para atualização da caderneta dos pequenos. “Infelizmente todas as vacinas do calendário a gente tem tido esse problema. A maioria das vacinas está abaixo de 50% de adesão. Isso é muito perigoso” – frisa. E em alguns casos, não basta levar a criança para tomar apenas uma dose, é preciso completar o esquema vacinal para a imunização de determinadas doenças. O apelo nesta data é para que pais e responsáveis levem seus filhos para serem vacinados. Confira a entrevista completa: