Dia de festa! Parque Estadual do Desengano celebra, nesta quarta, 52 anos de preservação da natureza

O Parque Estadual do Desengano é reconhecido internacionalmente como uma IBA, área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International. Também ganhou o título de primeiro “Dark Sky Park” da América Latina.

Dia 13 de abril; há 52 anos era criado, por decreto de Lei Estadual, o Parque Estadual do Desengano, com objetivo de preservar sua notável expressão orográfica que o destaca no cenário regional como acidente de grande beleza cênica, com inúmeros picos rochosos e cobertura florística bastante representativa do bioma primitivo Mata Atlântica (ainda de forma contínua e com algumas das tipologias mais significativas de nossa flora) e um considerável número de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

Tem Instagram ❓❓ Siga o SF Notícias no Insta > @sfnoticias

Um lugar incrível, de beleza ímpar, encantador, com várias trilhas, cachoeiras, quedas d’água, nascentes de importantes rios da região e uma imensa variedade de plantas e animais nativos da Mata Atlântica, muitos deles raros e ameaçados, como o muriqui, maior primata das Américas, e a Onça-parda.

O Parque também foi criado para preservar o grande número de representantes de nossa fauna, também com espécies endêmicas e ameaçadas; o esplêndido e estratégico manancial de água alternativo para as regiões vizinhas do Norte e Noroeste Fluminense; além de propiciar a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação. Entre as principais atividades desenvolvidas no Parque do Desengano destacam-se a proteção à natureza, a realização de pesquisas científicas e o uso público.

O Parque Estadual do Desengano é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International. Recentemente ele também ganhou o título de primeiro “Dark Sky Park” da América Latina. De acordo com a Associação Internacional Dark-Sky, o título reconhece o Parque Estadual do Desengano como “uma área protegida de excepcional qualidade para a observação de estrelas e um ambiente noturno protegido que valoriza seu patrimônio científico, natural, educacional, cultural e social”.

O PED é a mais antiga Unidade de Conservação estadual e constitui o último remanescente florestal contínuo de expressiva extensão da região, e abrange os municípios de Campos, São Fidélis e Santa Maria Madalena. Para celebrar a data, várias atividades lúdicas, exposições, contação de histórias, brincadeiras e outras foram realizadas na sede do parque, em Santa Maria Madalena.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress