Detran-RJ prorroga prazo de licenciamento de veículos

Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual e o vencimento para todas as placas (0 a 9) passou para o dia 30 de novembro
Fotos: SF Notícias

Os proprietários de veículos do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020. O Detran.RJ prorrogou o calendário de licenciamento anual e o vencimento para todas as placas (0 a 9) passou para o dia 30 de novembro. Para evitar aglomerações nas unidades, o departamento orienta que os proprietários de veículos busquem a versão digital do documento, que pode ser feita integralmente online pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, do Denatran. O documento digital baixado no aplicativo é válido em todo o território nacional, substituiu completamente o documento obtido nos postos do Detran e pode ser impresso em casa.

Apenas os proprietários que tiverem quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder) conseguirão fazer o download do documento. O Detran disponibiliza um link para verificar a situação atual do CRLV. Se todas as taxas estiverem quitadas, aparecerá uma versão parcial do documento de 2020. Caso, apenas a versão de anos anteriores apareça, é sinal de que alguma taxa deixou de ser paga. No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, neste link. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Veja abaixo o passo a passo para obter o CRLV digital:

Pessoa Física:
1. Instale o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito no seu celular
2. Cadastre o usuário
– Uma vez instalado o app, abra e selecione: “Entrar com gov.br”
– Na tela seguinte, informe CPF e selecione “Próxima”
– Na próxima tela, crie uma conta e, após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em “Entra com gov.br”
3. Baixe o CRLV Digital
– Faça o login
– Selecione “Veículos”
– Informe o número do Renavam e o Número de segurança do CRV (é o antigo DUT, com 12 caracteres)
– Selecione “Incluir” e estará pronto o seu CRLV Digital
Importante:
Caso a pessoa já tenha sido usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo para obter o app da Carteira Digital de Trânsito com a CNH disponibilizada automaticamente. Outro ponto é que o número de segurança do CRV (Certificado de Registro do Veículo) está disponível somente neste documento, que também é conhecido como documento de compra e venda ou antigo DUT (Documento Único de Transferência). Está localizado na parte superior direita do documento.

Pessoa Jurídica:
Através do menu “Meus veículos” no Portal de Serviços do Denatran. Requisitos: Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.
1. Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
2. Clique em “Entrar com gov.br”, depois selecione “Certificado digital”;
3. Na tela inicial clique em “Meus Veículos”;
4. Na sequência, serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
5. Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos “pdf” ou “p7s”;
6. O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4. Para mais informações, clique aqui.

VEJA MAIS

VEJA MAIS