Detran-RJ prorroga prazo de licenciamento anual de veículos; confira novo calendário

Com a ampliação do prazo, os motoristas ganharam mais tempo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo
Fotos: Divulgação

O Detran.Rj prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos devido os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Segundo o órgão, com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo. Para evitar aglomerações nas unidades, o Detran orienta que, mesmo com a opção da emissão física do CRLV, os proprietários de veículos busquem a versão digital do documento, que pode ser feita integralmente online pelo aplicativo “Carteira Nacional de Trânsito” do Denatran, disponível gratuitamente para celulares com sistema Android ou IOS. O documento digital baixado no aplicativo é válido em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido nos postos do Detran. O passo a passo para emissão do CRLV digital está disponível no site www.detran.rj.gov.br e no YouTube (https://youtu.be/qXAS5N1KtQg). Caso o proprietário queira o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em sua própria casa. Quem, mesmo assim, quiser emitir o CRLV em uma das unidades do Detran, é preciso realizar agendamento prévio pelo site ou pela central de atendimento. (continua após a publicidade)

Segundo o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia, a ampliação do calendário é mais uma medida para evitar a busca imediata pelo documento. “Entendemos o costume da população na realização do procedimento pessoalmente, mas hoje o CRLV físico não é mais uma obrigação no estado do Rio”, explica. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a emissão do CRLV 2020 é a garantia de que o veículo está regular junto ao departamento de trânsito estadual. Para ter acesso ao documento no Rio de Janeiro, basta estar em dia com o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que pode ser emitido no site do Bradesco, e do seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder. Se o acesso no aplicativo for feito corretamente e o documento 2020 não for encontrado, a orientação é procurar o Detran.RJ pelo teleatendimento (21 3460-4040 e 3460-4041) para verificar a situação. Confira o novo calendário:
– Finais de placa de 0 a 2 : até 30 de setembro de 2020
– Finais de placa de 3 a 6 : até 31 de outubro de 2020
– Finais de placa de 7 a 9 : até 30 de novembro de 2020

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress