Detran reabre postos de vistoria em Cordeiro e Macuco; Ciretrans reabrem em Friburgo, Itaperuna e Campos

Veja todas as informações sobre o retorno dessas unidades na matéria
Foto: divulgação

O Detran.RJ reabre nesta terça-feira (08/09) mais 15 postos de vistoria e 15 Unidades de Serviço Veicular (USV). Com isso, serão 64 postos de atendimento do setor de veículos em funcionamento até agora. Na primeira semana de retorno, os 15 postos de vistoria oferecerão apenas o serviço de licenciamento anual. Assim, será possível fazer ajustes na operação em função das recomendações de distanciamento e também devido ao restrito quadro funcional, já que parte da equipe integra grupos de risco. Nas semanas seguintes, os postos oferecerão uma maior oferta para os serviços que necessitam de vistoria, como transferência de propriedade, alteração de características e troca de município. Veja abaixo a lista com as novas unidades:

Postos de vistoria > Cocotá (Ilha do Governador), Parada de Lucas, Magé, Mesquita, Paracambi, Cachoeira de Macacu, Itaboraí, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Barra do Piraí, Valença, Cordeiro, Macuco, Casemiro de Abreu e Campos I (Rua XV de Novembro).
Unidades de Serviço Veicular > Barra da Tijuca (Downtown), Campo Grande (West Shopping), Centro I (TJ), Centro II (15º Ofício), Guadalupe (Shopping Jardim  Guadalupe), Iraja (Shopping Via Brasil), Ipanema (Complexo Rubem Braga), Recreio (Américas Shopping), Sulacap (Jardim Sulacap), Itaguaí (Pátio Mix), Itaboraí (Plaza Shopping), Niterói I (Rua Desidério de Oliveira) e Niterói II (Niterói Shopping). No interior, Resende (Pátio Mix) e Cabo Frio (Unamar). (continua após a publicidade)

CRLV Digital A versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) pode ser baixada em celulares ou tablets, é válida em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido no Detran. O passo a passo está disponível no site do departamento ou no link:  https://youtu.be/qXAS5N1KtQg. Para ter acesso, basta quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder. A exceção é para veículos de carga, ônibus, micro-ônibus e transporte escolar que ainda precisam emitir o documento nos postos do Detran, pois esses veículos possuem particularidades, além de ser necessário a apresentação de outros documentos como registro na ANTT e CSVs. (continua após a publicidade)

O Detran prorrogou o calendário de licenciamento anual de veículos por causa dos impactos da pandemia. Com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o CRLV 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo. Confira o novo calendário:
– Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020
– Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020
– Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Veículos Irregulares
Mesmo com a suspensão de prazos para alguns serviços por tempo indeterminado e com a prorrogação do calendário de licenciamento, o Detran.RJ liberou do agendamento para o licenciamento anual veículos em situação irregular, ou seja, que não possuem o documento 2019 até o momento. Para emitir o documento, basta o proprietário quitar os débitos de 2020, como a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o DPVAT, no site da seguradora Líder. Em seguida, se dirigir aos postos de vistoria que realizam atendimento drive-thru (veja a lista no link http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=11198), nestes casos o procedimento só ocorre com a presença do veículo, ou ir às unidades do Rio Poupa Tempo ou sede, sem necessidade de levar o automóvel. Vale lembrar que veículos que já estão aptos a realizarem a emissão digital não se enquadram nestes casos e não serão atendidos caso procurem a unidade para a emissão física do documento. Para saber se seu documento 2020 já está disponível em versão digital, basta acessar o link http://www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=16&tipo=crlv e visualizar se no cadastro de seu veículo consta como último licenciamento o ano 2020. (continua após a publicidade)

O Detran.RJ também está reabrindo 12 CIRETRANs( Circunscrição Regional de Trânsito) espalhadas pelo interior do estado. Seguindo os protocolos sanitários, na próxima quarta-feira (09/09), voltam a realizar atendimento os postos de São Gonçalo, Nova Friburgo, Itaperuna, Araruama, Volta Redonda e Duque de Caxias, e no dia 16 de setembro será a vez de Teresópolis, Petrópolis, Nilópolis, Maricá, Campos dos Goytacazes e Rio Bonito.  Nas Ciretrans é possível tirar dúvidas sobre procedimentos do Departamento, realizar o licenciamento anual (emissão do CRLV), fazer a comunicação de venda de veículos e abrir processos administrativos. Nessas unidades também existe um protocolo geral, onde é possível abrir todos os processos administrativos do órgão, sem que o usuário precise se deslocar até o prédio sede, como por exemplo: Remarcação e cadastro de motor, remarcação de chassi, isenção e devolução de taxas, transferência de propriedade dos casos onde há necessidade de procedimento específico(como inventário, divergência de dados cadastrais e outros), cancelamento de comunicação de venda, retificação de informações da CNH, solicitação de perícia médica(PCD), solicitação do seguro DPVAT, suspensão de CNH e requerimentos de multa, defesa e recursos. (continua após a publicidade)

As unidades de Nova Friburgo, Volta Redonda e Maricá oferecem ainda serviços especiais de veículos de concessionárias, vedados à circulação, como transferência de propriedade, primeira licença e troca de município.  Os únicos serviços que necessitam de agendamento nas Ciretrans são o licenciamento anual, disponível em todas as unidades que serão reabertas, e os procedimentos que necessitam de vistoria veicular, como transferência de propriedade, troca de município ou estado e segunda via de CRV (Certificado de Registro de Veículo), disponíveis, por enquanto, somente no posto de Maricá.  O agendamento pode ser realizado pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento (21 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042). Orientamos que só procurem pelos serviços quem realmente precisa

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