Detran passa a realizar 12 operações por dia contra veículos irregulares com foco nas cidades do interior do RJ

Na última sexta, sábado e domingo o Detran-RJ realizou operações em São Fidélis.

imagens: SF Notícias

A força-tarefa do Governo do Estado, que reúne agentes do Detran.RJ, do Detro, policiais civis e militares para reprimir a circulação de veículos irregulares amplia suas ações. A partir desta terça-feira (04) serão 12 operações diárias, em todo estado, chegando à marca de 10.568 motos rebocadas.

“A ação integrada do estado começou em julho do ano passado, com seis operações, que hoje passam a ser 12. No início de maio, passarão a ser 16, mais do que o dobro do alcance inicial”, anunciou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.  “O objetivo do estado, com toda essa mobilização, é oferecer mais segurança à população. A ação tem como foco as motos irregulares. Mas qualquer veículo irregular ou suspeito pode ser rebocado, multado ou removido”, lembrou Marcus Moreira, coordenador de Fiscalização do departamento.

Siga o SF Notícias no Instagram através do 👉 @sfnoticias

As operações acontecem em todos os turnos, de manhã, à tarde e à noite, diariamente, incluindo fins de semana. Desde o início das atividades da força-tarefa, no ano passado, já foram realizadas 1.501 operações, com 85.760 veículos abordados e 10.568 motos rebocadas – destas, 2.921 com problemas de placas – e mais de 260 CNHs recolhidas por diversos motivos.

continua após a imagem

As cinco principais infrações registradas nas operações são as seguintes: licenciamento atrasado; condução de veículo sem possuir CNH ou permissão para dirigir; veículo com placa ou com sistemas de iluminação e de sinalização alterados; veículo em mau estado de conservação; e falta do cinto de segurança. Além desses dados, as operações de fiscalização integradas também reúnem outros números bem expressivos: 5.076 automóveis removidos, 13 motos roubadas recuperadas, 11 quadriciclos removidos, entre outros.

Os locais das operações são determinados seguindo um planejamento estratégico, e escolhidos conforme denúncias que chegam à Ouvidoria do Detran.RJ e por estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) – que identificou um grande número de ocorrências praticadas por pessoas que se deslocam em motocicletas para cometer delitos. Diariamente, são mobilizados cerca de 30 agentes do Detran.RJ, PM, Polícia Civil e Detro, em cada uma das operações. Para dar mais transparência aos procedimentos, os policiais militares atuam com câmeras portáteis. Além de garantir a segurança da operação, os PMs fazem revistas à procura de armas e drogas. Já os policiais civis estão, também, em busca de condutores com mandado de prisão em aberto. Os agentes do Detran atuam na fiscalização de trânsito, aplicando multas e demais penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro. Os agentes do Detro também estão reprimindo o transporte clandestino durante as operações.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress