Descendentes do Barão de Vila Flor doam móveis para museu de São Fidélis

Foram doados uma cama com colunas e espaldar alto em jacarandá, um criado mudo com tampo de mármore e outros itens
Fotos: divulgação

O Museu Corina Peixoto no Solar Barão de Vila Flor em São Fidélis, conta com novas peças em seu acervo de descendentes do Barão. Móveis e objetos que pertenceram ao fidelense ilustre do Brasil Imperial que dá nome ao prédio, que recebeu grandes personalidades, como Dom Pedro II por quatro vezes durante suas cinco visitas à cidade em que tinha enorme aproximação.

Uma cama com colunas e espaldar alto em jacarandá, um criado mudo com tampo de mármore, um jogo de louça inglesa, além de cadeiras almofadadas e outros itens, ajudarão a compor o acervo do museu junto a artigos do Memorial “Terra de Luz”, que está temporariamente fechado para manutenção e catalogação do acervo.

O acervo faz parte desta história, da memória do Barão de Vila Flor e de um período em que São Fidélis vivia anos de prosperidade, próximo em deixar de se tornar a província de São Salvador, atual Campos dos Goytacazes, e com a forte influência do Barão de Vila Flor, em ser o primeiro fazendeiro abolicionista, libertando os escravos da fazenda São Benedito antes mesmo da Leia Áurea assinada pela Princesa Isabel e pelo intenso desenvolvimento local, fazia com que as visitas imperiais fossem contantes.

O Solar do Barão de Vila-Flor fica localizado em frente à Praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro da cidade, aberto sempre de segunda à sexta-feira das 8h às 17h horas, tem previsão de ser reaberto em setembro deste ano com um sarau inaugurando o novo espaço. Também estão disponíveis livros, na Biblioteca Municipal que fica em anexo.

Fez algum registro? Mande fotos e vídeos para o nosso WhatsApp (22) 99793-8976. Baixe agora o aplicativo do SFn no seu celular! https://goo.gl/w4WvaY.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress