Desacreditado por médicos, menino de Santo Antônio de Pádua que tem doença rara completa 5 anos de vida

Breno 'viveu' 2 anos em um hospital e no próximo mês completa 2 anos em casa, recebendo todos os cuidados necessários.

O pequeno guerreiro Breno Souza Costa, que tem Síndrome de Menkes, uma doença rara, e ‘viveu’ 2 anos e 1 mês em um hospital, celebrou mais um ano de vida em casa, em Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense. Ele comemorou 5 anos ao lado da família e amigos, e em breve completará 2 anos no convívio familiar, após dois anos no hospital.

Siga o SF Notícias no Instagram através do @sfnoticias

Cinthia Souza da Silva, a mãe de Breno, relatou que foi muito emocionante poder celebrar mais um ano do filho em casa. “Incrível poder todos celebrar a vida. Ele teve nesse tempo melhoras pequenas, mas visíveis pra gente que o acompanha, só Deus para nos proporcionar esse momento. É lindo poder ver ele que perante aos médicos não iria a um ano de vida e Deus permitir comemorar 5 anos de vida, milagre” – disse.

“A gente que dois anos ficou dentro do hospital, já vamos fazer dois anos em casa, então a gente não podia ter esses momentos de estar do lado, poder comemorar, celebrar, e ele estável dentro do quadro dele, que é uma síndrome grave” – completou.

continua após a imagem

A síndrome se trata de um erro inato do metabolismo do cobre, que se caracteriza clinicamente por aspecto peculiar do cabelo, grave retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, síndrome convulsiva, alterações ósseas e alterações arteriais. Breno passou dois anos de sua vida em um hospital pois depende de aparato especial. A família entrou na justiça para pedir Home Care e ganhou, mas alegaram que sua casa não tinha estrutura.

Mas, com ajuda de amigos, parentes e conhecidos, eles conseguiram construir um quarto para o Breno, que através de apoio da Prefeitura de Pádua, retornou para casa em 2021. Segundo Cinthia, ele está bem, com quadro estável dentro da síndrome. “A adaptação dele foi tranquila com os profissionais em casa. Mês que vem ele completa dois anos em casa. A secretaria e prefeitura seguem fornecendo toda equipe, medicação, tudo pra ele adaptado dentro de casa. A equipe de enfermagem lida com carinho, com todo cuidado” – disse.

A mãe agradeceu a todos profissionais que vem cuidando dele, agradeceu à família que ajuda muito, à Secretaria Saúde e à Prefeitura de Pádua. “E à Quarta Igreja Batista de Pádua que vem me acompanhando, ajudando e orando desde sempre por ele. E todos que me ajudam direta e indiretamente infinita gratidão” – destacou.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress