Deputado André Ceciliano é eleito presidente da Alerj

A única chapa concorrendo foi eleita com 49 votos favoráveis, sete contrários e oito abstenções

O deputado André Ceciliano (PT) foi eleito como novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para um mandato de dois anos. Com 49 votos favoráveis, sete contrários e oito abstenções, dos 64 votos possíveis, a chapa única “Arrumação”, liderada por Ceciliano, foi escolhida para conduzir os trabalhos da Casa.

A sessão foi presidida pelo parlamentar da atual legislatura com o maior número de mandatos, deputado Carlos Minc (PSB). Na ocasião, também foram eleitos os outros doze integrantes da Mesa Diretora da Alerj. Ceciliano já vinha exercendo a presidência de forma interina desde novembro de 2017. Após ser eleito, o deputado agradeceu aos parlamentares e prometeu ser um presidente de todos.

“Agradeço aos colegas parlamentares que confiaram em minha capacidade para continuar conduzindo os trabalhos com transparência, priorizando o diálogo, respeitando as diferenças ideológicas e, acima de tudo, garantindo autonomia aos deputados para exercerem seus mandatos em toda a sua plenitude”, disse.

O presidente lembrou que enfrentou no cargo uma grande crise política e econômica, mas, sob sua condução, a Alerj aprovou pautas importantes para ajudar o Estado a superar as adversidades. Ceciliano também informou que algumas providências já haviam sido tomadas quando ele era presidente interino, como a redução da possibilidade dos desmembramentos de cargos dos gabinetes, de até 63 para no máximo 40, e a substituição do auxílio alimentação dos funcionários depositado em conta pelo tíquete-refeição. O novo presidente ainda anunciou novas medidas que serão implementadas pela Alerj.

“A sociedade exige mais transparência. Por isso, vamos dar continuidade ao aperfeiçoamento do acesso a todas as informações internas da Casa, através do Portal da Transparência. Também vamos implantar o Parlamento Digital, um conjunto de ferramentas necessárias para que possamos praticar uma política moderna, com a população sugerindo projetos e opinando sobre as matérias que tramitam na Casa”, prometeu o parlamentar.

O deputado também informou que vai permitir que as audiências públicas sejam transmitidas pela Internet, com um sistema que permitirá interação com os internautas, tendo como base a experiência do Laboratório Hacker da Câmara Federal, e também colocará a TV Alerj em canal aberto ainda este ano. “Precisamos mostrar aos cidadãos que a Alerj faz positivamente diferença na vida deles”, concluiu. Abaixo, a composição da nova Mesa Diretora da Alerj:

Presidente: André Ceciliano (PT) / 1º Vice-presidente: Jair Bittencourt (PP) / 2º Vice-presidente: Renato Cozzolino (PRP) / 3º Vice-presidente: Tia Ju (PRB) / 4º Vice-presidente: Filipe Soares (DEM) / 1º Secretário da Mesa: Marcos Muller (PHS) / 2º Secretário: Samuel Malafaia (DEM) / 3º Secretário: Marina (PMB) / 4º Secretário: Chico Machado (PSD) / 1º vogal: Franciane Motta (MDB) / 2º vogal: Dr. Deodalto (DEM) / 3º vogal: Valdecy da Saúde (PHS) / 4º vogal: Márcio Canella (MDB).

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress