Defesa Civil se prepara para a ‘Operação Estiagem’, em Miracema

Equipe colocará em prática as ações de prevenção a riscos e desastres propícios pela falta de umidade no ar nesta época do ano

A Defesa Civil de Miracema informou nesta quinta (08/08) que está se preparando para a Operação Estiagem 2019, momento em que a equipe coloca em prática as ações de prevenção a riscos e desastres propícios pela falta de umidade no ar nesta época do ano. Além da Operação Ronda Verde, uma das ações é a Operação Abafador, que consiste em medidas de orientação aos proprietários rurais sobre os incêndios, e a Campanha “Eu sou Guardião das Águas” para orientar a população sobre o desperdiço, entre outras. O órgão divulgou ainda que a cidade saiu do estágio de alerta máximo, retornando ao de alerta, com risco médio de incêndios florestais.

Operação Abafador

O objetivo desta operação, segundo a Defesa Civil, é atuar de forma preventiva e de preparação para o período de estiagem, no que concerne o fogo em vegetação. Entre as fases da operação estão: fazer o levantamento de todos os focos de incêndio na zona rural, combatidos pela Defesa Civil do município nos anos anteriores, e também pelo Quartel de Bombeiros de Pádua e Itaocara; após esse levantamento, fazer um mapa das áreas que tiveram algum tipo de fogo em vegetação, indicando as áreas de maior e menor incidência. 

Posteriormente é realizado um cadastro de todos os recursos humanos, voluntários, funcionários públicos, Tiro de Guerra, associações, igrejas, que poderão atuar no combate aos incêndios, e também de materiais, como tratores, galões, carro pipa e abafadores. São realizadas ainda reuniões com associações rurais próximas das regiões com maiores focos, orientando sobre prejuízos, ilegalidade das queimadas, como atuar em caso de incêndio e a quem denunciar.

“Eu sou Guardião das Águas”

Essa campanha consiste em evitar o desperdício de água no município, que não registra chuva significativa há mais de 50 dias. A orientação é economizar no banho, evitar lavar carros, calçadas e quintais, além de manter a torneira aberta somente o necessário. Confira AQUI outras dicas da Defesa Civil para evitar incêndios.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress