Defesa Civil mantém região em atenção para chuvas fortes e elevação de rios

Os municípios do Norte e Noroeste Fluminense permanecem em estado de atenção para as chuvas fortes e elevação dos rios que cortam nas duas regiões. O nível mais preocupante é o do Rio Itabapoana, em Bom Jesus do Itabapoana.

O rio chegou a invadir algumas casas na madrugada de segunda-feira, mas baixou rapidamente. Segundo o Coordenador Regional de Defesa Civil do Norte e Noroeste Fluminense, o Tenente Coronel Paulo Rodrigues, no momento o Rio Itabapoana (vídeo) está em 1,90 metros, sendo que a cota de transbordo é de 2,10 metros.

Itaocara na madrugada do último sábado

Em Itaocara, cidade mais castigada com as últimas chuvas, o Rio Paraíba do Sul atingiu a cota de 3,90 metros, sendo que a cota de transbordo é de 5,40 metros. No município, cerca de 708 pessoas ficaram desalojadas com as fortes chuvas da noite de sexta-feira e da madrugada do último sábado (10/12), que provocaram o transbordamento do Córrego Santo Antônio. Segundo a Defesa Civil, todos já voltaram para suas residências. Cerca de 236 casas foram atingidas, sendo que três delas foram condenadas.

Em Miracema, a forte chuva que atingiu o município na noite desta terça-feira (13) deixou várias ruas alagadas e provou a elevação do Ribeirão São Antônio, que não passou da sua cota de transbordamento que é de 3,20 metros. No distrito de Venda das Flores, a água invadiu casas e uma escola.

Em São Fidélis, na última medição feita pelo Corpo de Bombeiros, o Rio Paraíba do Sul estava em 2,50 metros, longe da cota de transborda que é de 5,20 metros.

Ainda de acordo com o Tenente Coronel Paulo Rodrigues, existe previsão de chuvas para hoje e amanhã na região. Os rios Carangola, Muriaé, Itabapoana e Paraíba do Sul estão sendo monitorados.

VEJA MAIS

VEJA MAIS

plugins premium WordPress