
A ressaca que atinge o litoral do Rio de Janeiro desde a última semana provocou diversos transtornos, inclusive em praias da região. Na Praia de Manguinhos, próxima à Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, uma residência precisou ser interditada devido aos impactos da ressaca. Parte da residência, localizada às margens de um barranco, caiu devido à erosão.
Após comparecerem ao local e verificarem o estado da edificação, agentes da Defesa Civil optaram por interditar a casa, isolando a área com uma fita apropriada. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), caso o mar avance, há a possibilidade de que mais partes do imóvel sejam atingidas. O dono da residência é veranista e ainda não foi localizado.
“O fenômeno de ressaca é causado por sistemas frontais que avançam sobre a região sudeste nessa estação do ano, que, por sua vez, interagem com as ondas oceânicas, atingindo o litoral e potencializando o risco de erosão costeira”, esclareceu o analista ambiental da Sema, Nilson Coutinho. Ele ressalta que os agentes vão seguir monitorando a situação da residência, localizada na avenida principal da localidade, e as demais situadas nas proximidades.